A tradicional Festa de São Francisco, em Canindé, começa no próximo dia 24 de setembro. A programação anual foi anunciada pelo Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas.
Com o tema “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”, a celebração segue até o dia 4 de outubro e é inspirada nos 800 anos do Cântico das Criaturas.
A abertura solene da festa será às 4h da manhã, com o hasteamento das bandeiras e uma Celebração Eucarística presidida pelo reitor, Frei Gilmar Nascimento, OFM, concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.
“São Francisco é modelo de santidade e cuidado com a criação. Sua vida e seus ensinamentos nos inspiram a refletir sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. Nesta festa, queremos dizer sim à vida, cuidando dos nossos irmãos e irmãs e de toda a natureza. Desejo a todos uma festa repleta de acolhimento e cuidado”, destacou o reitor Frei Gilmar Nascimento.
Ao longo dos doze dias, serão realizadas dezenas de missas em diversos locais, incluindo a Quadra da Gruta, a Praça dos Romeiros, o Mosteiro das Clarissas, e a Igreja das Dores e de Cristo Rei.

PROGRAMAÇÃO
Um dos momentos mais aguardados, a Missa Solene do dia de São Francisco, no sábado, 4 de outubro, será presidida às 9h por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano de Fortaleza.
Às 17h do mesmo dia, uma procissão com a imagem de São Francisquinho irá percorrer as ruas da cidade, finalizando com a bênção, a despedida e o anúncio oficial da Festa de 2026.
A programação destaca ainda a tradicional Bênção dos Animais, que ocorre no dia 26 de setembro, às 8h, no pátio do Zoológico. Pela primeira vez, o Santuário oferece uma Novena Simplificada, realizada diariamente às 15h na Basílica, de 25 de setembro a 3 de outubro.
“Esta novena simplificada é um gesto de acolhida para os romeiros que, por algum motivo, não poderão participar da grande novena na Praça dos Romeiros. Queremos que todos se sintam integrados na espiritualidade franciscana”, complementou o reitor.
Além das novenas, a programação conta também com: procissões diárias com o painel de São Francisco, Via-Sacra, missas dedicadas a diversos grupos, como vaqueiros, ciclistas e sanfoneiros, e momentos de confissão na Casa dos Milagres.
