Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Santo da chuva

Compartilhar:

Foto: Divulgação

As “águas de março”representam muito para o Ceará. Mas não porque fecham o verão, como acontece no sudeste do país, mas devido a superstição associada ao dia de São José, padroeiro do nosso Estado.

Reza a tradição que se chover no dia 19 de março, data dedicada ao santo padroeiro, a quadra chuvosa será boa. A crença popular não está em total acordo com os dados oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Em 2013, ano de chuvas abaixo da média, foram registradas precipitações em 140 postos pluviométricos. Já em 2009, ano de excelente quadra chuvosa no Ceara, só houve precipitações em 53 postos da Funceme no dia de São José.

Apesar das inconsistências entre as crenças populares e os dados oficiais, há sempre um movimento de esperança quando o assunto é chuva. E quando há esperança, nos agarramos a todas as possibilidades de sucesso, sejam elas oriundas das previsões oficiais ou da força da tradição, da sabedoria popular.

Avaliando o céu de março nesta temporada, as nuvens carregadas, as chuvas que enchem rios, córregos e açudes pelo sertão, causando inclusive prejuízos e inundações, são um sinal real de ano bom de chuva.

[ Mais notícias ]