A Feira da Agricultura Familiar começou na quarta-feira (1°), em Santana do Acaraú, município que tem a segunda maior bacia leiteira da Região Norte do Estado. O evento, que será encerrado nesta sexta (3), oferece aos participantes e ao público programação técnica, exposição de produtos, rodadas de conversas, além de mostra cultural com figurinos confeccionados a partir de material reciclado.
É a primeira vez que o município sedia o encontro, que busca promover os produtos oriundos da agricultura familiar e incentivar novos negócios. “Hoje, o agronegócio é a maior potência do município, inclusive, somos destaque na pecuária leiteira, bovinocultura e caprinocultura”, ressalta o secretário do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, Arlene Farias. A produção leiteira chega a 12 mil litros por dia. O produto é vendido às fábricas de laticínios para a produção de derivados.
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Apesar do potencial dos produtores de Santana do Acaraú, um dos desafios é incentivar a permanência dos produtores rurais na região. Para o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Rithiele Dantas, é preciso conscientizar a nova geração sobre a agricultura sustentável.
“A nova forma de se fazer agricultura sem prejudicar o meio ambiente é possível e rentável. A partir da readequação de manejo, da troca de culturas, da preservação das abelhas nativas e de várias outras técnicas é possível migrar da agricultura tradicional para a agricultura sustentável”, explica Rithiele Dantas.
Um dos desafios, segundo o especialista, é o acesso à mecanização agrícola adequada para a caatinga. “Precisamos de ferramentas diferentes das que são utilizadas em outras regiões, em virtude da nossa condição do solo, dos nossos tipos de plantas e da escassez hídrica”, avalia Rithiele Dantas.
Para a coordenadora do Instituto Future, Edna Câmara, a sustentabilidade é um pilar importante para a feira. “A ideia é pensar e compartilhar atividades agrícolas sustentáveis sem prejudicar o meio ambiente e conservando a biodiversidade”, ressalta Edna Câmara.
A Feira da Agricultura Familiar do Ceará é uma promoção do Instituto Future, em parceria com a Prefeitura de Santana do Acaraú, assim como dos patrocínios do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Banco do Nordeste (BNB).