Base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas chega com uma central de videomonitoramento com 15 câmeras, integradas a outras 60 centrais
Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
Santana do Acaraú, município localizado no Sertão de Sobral, recebeu nesta quinta-feira, 7, uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma central de videomonitoramento com 15 câmeras, integradas a outras 60 centrais de videomonitoramento implantadas em todo o Ceará, totalizando 3.531 câmeras no Estado.
A nova base terá um efetivo com 23 policiais militares, dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada. Em sua fala, a governadora Izolda Cela destacou que o desafio da segurança pública é um dos mais graves que todo o Brasil enfrenta, mas que o Ceará age e investe continuamente para assegurar proteção aos cearenses. “O trabalho do governo vem sendo incansável, permanente, perseverante e planejado para garantir a melhoria dessas estruturas.”
ENTREGA DA BASE
O reforço foi entregue por Izolda Cela, com as presenças do secretário Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Márcio Oliveira; do tenente-coronel Oliveira, representando comandante do Raio, tenente-coronel Kilderlan; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), Evandro Leitão; do prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus); e outras autoridades.
De acordo com Caron, o conjunto de investimentos é responsável pelos bons resultados obtidos. Nos três primeiros meses deste ano, as forças de segurança retiraram das ruas aproximadamente 1.800 armas de fogo. Do total, 37% foram apreendidas pelo CPRaio. O Ceará soma 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 47 no Interior.
Atualmente, o comando possui 2.787 policiais militares atuando em 62 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas. Em março deste ano, o Governo do Estado lançou a quarta etapa da expansão do CPRaio. Desta vez, foram contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes – Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz. Essa nova etapa inclui 84 bases do Raio, 3.436 policiais, 1.853 motocicletas, 142 viaturas, 82 centrais de videomonitoramento e 3.843 câmeras.
Criado em 2004, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas.