Nesta terça-feira, 1°, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 3.643, de 2015, de autoria do líder do Governo Lula na Câmara, o deputado federal cearense José Guimarães (PT-CE). A Lei declara a tradição e o uso do pau de arara como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Segundo Guimarães, apesar das mudanças que as romarias têm sofrido, o legado e a cultura do pau de arara são o motivo para tal sanção. “A cultura do pau de arara é muito forte, é o símbolo dos romeiros e das romeiras”, disse.
Em suas redes sociais, o petista publicou o encontro com Lula no momento de sanção da matéria.
Fernando Santana (PT), deputado estadual, também foi outro parlamentar presente na ocasião. Em suas redes, Santana comentou sobre a importância da Lei para os romeiros cearenses.
“Um meio de transporte conhecido e usado por centenas de milhares de romeiros que se deslocam para os grandes centros de evangelização do país, como o nosso Juazeiro do Norte, de Padim Ciço, e Canindé, de São Francisco das Chagas”, destacou.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, enfatiza que a Lei traz reconhecimento de todos aqueles romeiros que, durante décadas, fizeram uso do veículo para se locomover e pagar suas promessas, e do valor simbólico muito importante para a cidade de Juazeiro do Norte e Canindé, no estado do Ceará.
O gestor também acompanhou a sanção da matéria. “Fiz questão de estar aqui hoje, representando o nosso município e a nação, uma vez que os romeiros são determinantes para o desenvolvimento da nossa cidade e a gente tem que reafirmar sempre a importância, o nosso respeito e gratidão a toda a nação romeira, que se desloca, anualmente, para o nosso município”, enfatizou.