O vereador Renan Colares (PDT) pediu licença da Câmara Municipal de Fortaleza para assumir a Secretaria Regional VI, da Prefeitura de Fortaleza no lugar de Túlio Studart, anunciada na última semana pelo prefeito José Sarto (PDT). A consequência disso é uma nova mudança na composição da Mesa Diretora da Casa. Renan havia sido eleito como 2º Vice-Presidente. Com sua saída, a 3ª vice-presidente, Cláudia Gomes (PSDB), passa a ser a 2ª vice-presidente e o vereador Bruno Mesquita (PROS), que era o 1º Secretário passa a ser o 3º Vice-presidente.
Já, o vereador Fábio Rubens (PSB), que era o 2º secretário passa a ser o 1º secretário e a vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania), que era a 3ª secretária passa a ser a 2ª secretária. A 1ª vogal, a vereadora Ana Aracapé (PL), agora será a 3ª Secretária. Continuam como vogais, o vereador Luciano Girão (PP) e a vereadora Estrela Barros (Rede), agora como 1º e 2º vogais, respectivamente.
A Regional VI abrange a chamada Grande Messejana, atualmente com 15 bairros. É considerada região importante politicamente.
Segundo o colunista Roberto Moreira, do OPINIÃO CE, a mudança gera uma verdadeira dor de cabeça para Sarto. Os vereadores do PSDB, Cônsul do Povo e Cláudia Gomes, querem a coordenação da Regional VI e não aceitam a nomeação de Colares. Renan, Cônsul do Povo e Cláudia Gomes são votados na Grande Messejana. Nesta terça-feira, 10, eles serão recebidos pelo prefeito José Sarto, que retorna de viagem particular à Europa.
Mudanças
As alterações na composição da direção da Casa Legislativa estão baseadas no artigo 31 do Regimento Interno. Conforme o documento, nas ausências, nos impedimentos ou nas licenças do Presidente e dos Vice-Presidentes, assume a Presidência o primeiro-secretário, dando-se a substituição deste pelo Segundo ou Terceiro secretário, pela ordem, e destes pelos Suplentes da Mesa Diretora.
Além de Renan, que se licenciou do mandato, Wellington Saboia (PMB) foi convocado por Sarto para compor seu secretariado. Ele ficará à frente do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon). Já vereadores que estavam na administração municipal retornam aos seus mandatos na Câmara, é o caso de Michel Lins (Cidadania), que estava a frente da Regional III, e de Raimundo Filho (PDT), que estava como secretário da Regional XI. Continua na gestão, o vereador Elpídio Nogueira (PDT), atual Secretário de Cultura do município.