A fisioterapeuta Maria Do Perpétuo Socorro Aguiar Germano, que foi candidata a deputada estadual no Ceará nas eleições de 2022 pelo Partido Liberal (PL), participou dos atos bolsonaristas de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no domingo, 8. Em um vídeo de 2 minutos e 43 segundos ao qual o OPINIÃO CE teve acesso, ela comemora a invasão: “invadimos o Congresso, gente. As bombas que eles soltaram não adiantaram não”, diz, enquanto caminha em direção ao prédio junto com outros invasores.
“Daqui a pouco vai ser o Palácio do Planalto. Aquele vagabundo [sic] não entra mais lá não”, diz a mulher, em tom de comemoração e pedindo para que os seus seguidores compartilhem a transmissão ao vivo feita pelas redes sociais.
Nesta terça-feira, 10, o OPINIÃO CE tentou acessar novamente o perfil no Instagram de Maria Do Perpétuo Socorro, mas a página já estava fora do ar.
Conforme apurou a reportagem, a candidata a deputada estadual declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 750,8 mil nas eleições do último ano. Nascida em Crateús, no interior do Ceará, o maior financiador de sua campanha foi o então deputado estadual Delegado Cavalcante, também do PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A doação de Cavalcante, que não conseguiu se reeleger, foi de R$ 10 mil.
Nesta terça-feira, a assessoria do senador cearense Eduardo Girão (Podemos) negou que Maria Do Perpétuo Socorro Aguiar Germano faça ou tenha feito parte da equipe do parlamentar. Em publicação nas redes sociais oficiais do senador, sua assessoria informou que “serão tomadas medidas cabíveis em caso de divulgação de informações inverídicas”.
Atos em Brasília
Bolsonaristas radicais conseguiram invadir, no domingo, 8, o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Imagens mostram os extremistas quebrando o vidro do Palácio, entrando pelo Salão Nobre e subindo a rampa para o terceiro andar, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O térreo do Planalto também foi destruído pelos extremistas. Em imagens que circulam na internet é possível ver os extremistas ocupando a rampa e soltando fogos após conseguiram romper a barreira formada por policiais militares.
Ainda no domingo, o presidente Lula decretou intervenção no Distrito Federal. Lula afirmou que os responsáveis serão identificados e devidamente punidos.