Voltar ao topo

19 de abril de 2025

Sabor amazônico em solo cearense

O Açaí, fruta amazônica de sabor exótico, conquistou muitos paladares Brasil afora. E seria possível produzir açaí em solo cearense? A resposta é sim

Compartilhar:

Ele veio pra ficar. O Açaí, fruta amazônica de sabor exótico, conquistou muitos paladares Brasil afora. Há inúmeras lojas gastronômicas especializadas no preparo e oferta do alimento que ganha as mais variadas versões e composições. E seria possível produzir açaí em solo cearense? A resposta é sim. Isso já acontece. A produção é em pequena escala, mas existe.

Ela está concentrada no município de Paracuru, no litoral cearense. Na avaliação dos técnicos responsáveis, o plantio de Açaí BRS Pará (Embrapa) em Paracuru vem apresentando bons resultados, com uma produção de cachos a cada 25 dias, após três anos e meio do plantio. A viabilidade do cultivo é mais uma alternativa econômica para o desenvolvimento do agronegócio no Ceará.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), entrou no circuito para estimular o plantio. Em reunião com representantes da fazenda Agropar e técnicos da consultoria Agroformas, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, discutiu possibilidades para alavancar a produção de açaí no Estado.

O ponto mais relevante é a demanda de mercado. Embora tenha um grande e crescente mercado consumidor da fruta, o Ceará ainda compra praticamente todo o açaí do estado do Pará. “Isso mostra o enorme potencial a ser explorado pelos produtores cearenses”, afirmou Amílcar Silveira. “Além disso, o cultivo do açaí é perene, podendo ser produzido durante todo o ano”.

A Agroformas em parceria com a Agropar está incentivando os produtores a investirem no cultivo, seja com recursos próprios ou através de financiamentos por instituição financeira de fomento à atividade. A Agropar é especializada em toda a cadeia produtiva do açaí: plantio, venda de mudas, assistência técnica, industrialização e comercialização do fruto e derivados. E a Agroformas é especializada em soluções em engenharia agrícola.

É mais uma possibilidade aberta para o agronegócio cearense. Nesse caso, com vantagem significativa para o produtor. Ele tem mercado consumidor certo. As “lojas” de venda de açaí se multiplicam pelo
Estado, das pequenas às grandes cidades. Se a produção cearense atender em quantidade e qualidade, será uma excelente movimentação financeira para o agronegócio local.

[ Mais notícias ]