O novo secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, tomará posse na próxima segunda-feira (3), às 10h. A informação foi confirmada logo após reunião com o governador Elmano de Freitas (PT), nesta sexta-feira (31). Segundo o Governo, o encontro serviu para debater estratégias para combater a criminalidade no Estado. A conversa ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. A reunião também contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Nascimento.
A troca no comando da Segurança Pública aconteceu na última segunda-feira (27). Deixou a pasta o então titular, Samuel Elânio, após série de polêmicas envolvendo a Secretaria. No mesmo dia, o chefe do Executivo cearense anunciou a troca de mais oito nomes do seu Governo.
Na reunião desta sexta-feira com Roberto Sá, Elmano destacou a importância da junção de forças em prol de uma melhor segurança para os cearenses. “Estaremos juntos para desenvolver estratégias para combater a criminalidade no nosso Estado. Não mediremos esforços e investimentos para garantir mais segurança para nossa população”, disse.
Roberto Sá agradeceu o apoio do Governo. “Queremos passar para a população a maior segurança possível. Isso só pode ser feito com o comprometimento e o alinhamento das forças policiais. Gostaria de agradecer a confiança do governador para o trabalho e também a receptividade das forças de segurança do Estado”, comentou.
PERFIL
Roberto Sá é delegado federal e comandou a Segurança no Rio de Janeiro. A crise política a partir do afastamento do ex-governador do Rio, Wilson Witzel, em 2020, desencadeou em uma onde de violência no estado carioca e Sá pediu intervenção federal.
Roberto Sá é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), possui especialização em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública, com módulo internacional em Harvard, nos Estados Unidos, e pós-graduação em Controle Externo, pela Fundação Getúlio Vargas. O novo secretário da SSPDS ainda tem certificação do curso de Sistema de Comando de Incidentes (ICS) níveis 100, 200, 300, 341 e do Centro de Operações de Emergência, todos da Guarda Costeira dos Estados Unidos, além de curso de Gerenciamento para Segurança de Grandes Eventos, pela Unidade de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Ainda integra o currículo de Sá o Curso de Planejamento Estratégico, pela Academia Nacional da Polícia Federal (PF), onde atuou como tutor da disciplina de Liderança e Gestão Estratégica.