O Nordeste brasileiro é de esquerda? O pobre adora o Lula? Afinal, qual o elo entre o PT e o Nordeste? Bolsonaro fez a transposição e aumentou o Auxílio Brasil para R$ 600. Por que não consegue mais votos entre nordestinos?
Muitas perguntas e uma só resposta. No Nordeste, até agora, Lula é o dono da maioria dos votos. Não caberia justificar a preferência por ele porque o nordestino seria de esquerda. A primeira lembrança que o eleitor tem são os programa assistenciais. Lula construiu programas alimentares, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, distribuiu leite, gás, deu acesso à faculdade e iniciou a transposição de água do rio São Francisco. A memória do eleitor remete para Lula toda política assistencial. Ele é forte no sertão e na periferia das grandes cidades, junto ao eleitor de baixa renda.
Leia também | Datafolha traz Lula com 2 p.p. a mais; Bolsonaro permanece com 33%
Bolsonaro entregou a transposição, triplicou o valor do Auxílio Brasil, ex-bolsa família. Segue construindo casas populares e manteve todos projetos sociais. O presidente paga o preço por declarações duras contra os nordestinos, feitas antes mesmo de chegar à Presidência. Não se pode negar que Bolsonaro saiu de um patamar ínfimo de votos em 2018 para grande melhora em 2022, segundo pesquisas. Lula teria no Ceará 53% e Bolsonaro 19%. Nos outros estados, a média é a mesma.
Ciro volta atacar Lula e Bolsonaro
O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, voltou a atacar o candidato do PT. Ele disse até que Lula é chefe de organização criminosa e Bolsonaro não muito diferente. Ciro está sob fogo cruzado, sofrendo pressão da esquerda para retirar a candidatura e por lideranças aliadas a Bolsonaro para apoiá-lo. Mas, segue firme e vai para os debates finais.
O crescimento de Elmano
Os especialistas em pesquisas afirmam que o resultado da pesquisa reflete um filme, o olhar do momento e o relatório que sai das entrevistas é a fotografia do cenário. Elmano e Camilo fazem campanha dialogando com o eleitor na internet. Está dando certo. Tem, ainda, os fatores Lula e Izolda.
Zé Arnon de volta
O candidato a deputado federal José Arnon Beserra, ex-parlamentar e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, faz campanha em todo o Ceará. Experiente, está recuperando todos os colégios eleitorais que mantinha. Essa semana, esteve em Beberibe, onde ajustou apoio com a prefeita Michele.
Simão Pedro está eleito
O ex-prefeito de Orós, Simão Pedro (PSD)candidato a deputado estadual, além de liderar na região de Orós, está conquistando o Maciço de Baturité e o Vale do Jaguaribe, a partir de Limoeiro do Norte. Ele passa a semana na periferia de Fortaleza.