Escrevi, neste espaço, sobre a divisão do PDT. O partido saiu da rota e instalaram uma biruta nas várias instâncias partidárias. Na Assembleia, há três grupos claramente pensando diferente. O mais grave: o PDT não possui mais um líder. Ciro, Cid e Roberto Cláudio têm diálogos interrompidos. Existe um vazio. Outro líder dentro do PDT, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, já avisou que é da “base de Elmano de Freitas.”
Ele aposta no tempo para curar as feridas. Experiente, o presidente sabe que, dos 13 deputados estaduais do PDT, 10 podem facilmente seguir alinhados na base de Elmano de Freitas. Seria uma intervenção muito forte. Por isso, a articulação para o PDT seguir no projeto.
No seu gabinete, na Presidência do Legislativo, Evandro Leitão está recebendo os novos deputados. Além das boas-vindas, da abertura de um diálogo, ele vai construindo apoio para o futuro governo Elmano. O PDT e o PT, juntos, somam 21 deputados, quase a metade do parlamento. Com a bancada do MDB somada, os três partidos formam maioria. A importância numérica do PDT é expressiva, mas o engajamento político tem mais peso, porque repercute no sertão, junto a prefeitos e vereadores.
O convidado especial Leonardo Araújo
O deputado estadual Leonardo Araújo (MDB) foi convidado pelo governador Elmano de Freitas para participar de eventos de campanha pró-Lula em vários municípios. Leonardo foi defensor da candidatura própria do PT e se tornou aliado de primeira hora do governador eleito.
Cirilo Pimenta espera Izolda e Camilo
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, concluiu a reforma de uma escola no centro da cidade, onde vai funcionar a Faculdade de Medicina. A obra foi custeada pela Prefeitura. “Estou aguardando o senador eleito Camilo Santana e a governadora Izolda para a inauguração. Ela escolhe a data”, esclareceu.
Gledson Bezerra (PSD) marca território ao anunciar apoio a Bolsonaro
O prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra (PSD), jogou politicamente, ao anunciar apoio à reeleição de Bolsonaro. Deixou claro que não abriu a guarda para ingerências políticas na sua sucessão. Vai para a reeleição e sabe que o PT e o PDT querem lhe tirar do cargo, evitando a renovação do seu mandato. Os deputados Fernando Santana (PT), Davi de Raimundão (MDB) e Zé Arnon (PDT) estão de olho na Prefeitura da terra de Padre Cícero.
Acilon Gonçalves
Não se pode negar a força de Acilon Gonçalves. Sua coligação e alianças elegeram 12 deputados estaduais. Ele não possui garantia de ter todos na oposição ao governo Elmano, que pretende conquistar o apoio de 36 deputados.