O candidato ao Governo pelo PDT, Roberto Cláudio (PDT), voltou a defender, em entrevista nesta quarta-feira, 31, a criação de uma Secretaria da Mulher no lugar da então coordenadoria, incluída hoje na Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará. Segundo o candidato, é preciso ter mulheres nas posições de decisão do Executivo estadual, citando a Prefeitura de Fortaleza, do qual foi gestor durante oito anos, e “tendo 70% do orçamento gerenciado por mulheres”.
“Quero transformar, como fiz em Fortaleza, os espaços do Governo em espaços que deem protagonismos às mulheres. Setenta por cento do orçamento da Prefeitura é gerenciado por mulheres e assim vai ser no Governo do Estado. Vou transformar uma coordenadoria em uma Secretaria de Mulheres e colocar a mulher como protagonista da política pública. Renda familiar, habitação da família, tudo vai ter a mulher como centro do benefício“, destacou, durante entrevista ao Jornal Jangadeiro.
Além disso, questionado sobre suas propostas de Governo voltadas especificamente para este público, Roberto Cláudio destacou a ampliação das Delegacias da Mulher no interior do Estado e o fomento de formações para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino. “Temos apenas 10 no Ceará inteiro e queremos abrir mais 20. E dar autonomia financeiro para a mulher, porque esse é o caminho para prevenir qualquer tipo de humilhação que as mulheres cearenses, infelizmente, ainda passam”, frisou.
Interior
Mais cedo, durante entrevista à Rádio Plus FM, o candidato prometeu implementar, caso eleito, duas novas sedes do Governo do Estado nas regiões do Cariri e Norte. Segundo o candidato, isso seria feito dentro do orçamento do Executivo, “sem criar novo, tirando de onde já tem”. Conforme Roberto Cláudio, as sedes funcionariam uma vez a cada mês, de onde o governador despacharia e cumpriria agenda com prefeitos e parlamentares. Hoje, o Executivo realiza os despachos do Palácio da Abolição, localizado em Fortaleza.
“Essas sedes funcionarão com o governador, o vice-governador e toda a equipe de governo, mensalmente. Será hasteada a bandeira do governo. O governador estará na sede do governo, despachando com prefeitos, lideranças e movimentos sociais para poder aproximar, de fato, as ações das Secretarias do governo do Estado da realidade do interior do Ceará”, explicou.