O candidato do PDT ao Governo do Ceará, ex-prefeito Roberto Cláudio, quer implementar, caso eleito, duas novas sedes do Governo do Estado nas regiões do Cariri e Norte. Segundo o candidato, isso seria feito dentro do orçamento do Executivo, “sem criar novo, tirando de onde já tem”. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Plus FM, nesta quarta-feira, 31. Conforme Roberto Cláudio, as sedes funcionariam uma vez a cada mês, de onde o governador despacharia e cumpriria agenda com prefeitos e parlamentares. Hoje, o Executivo realiza os despachos do Palácio da Abolição, localizado em Fortaleza.
“Essas sedes funcionarão com o governador, o vice-governador e toda a equipe de governo, mensalmente. Será hasteada a bandeira do governo. O governador estará na sede do governo, despachando com prefeitos, lideranças e movimentos sociais para poder aproximar, de fato, as ações das Secretarias do governo do Estado da realidade do interior do Ceará”, explicou.
Na justificativa da proposta, Roberto disse que o “Ceará ficou muito grande”, apontando para a necessidade de descentralizar as decisões do Palácio da Abolição. “O Ceará tem mais de 9 milhões de habitantes, regiões que ganharam uma certa autonomia econômica administrativa em política como o Cariri, a própria Zona Norte, e nós temos o governador localizado num palácio sediado em Fortaleza. É bom relembrar, 64% das riquezas do Estado estão concentradas em uma área que tem apenas 40% da população, que é a Região Metropolitana [de Fortaleza]”, destacou.
“Essa descentralização do desenvolvimento tem que ser feita a partir de investimentos práticos que possam, por exemplo, levar indústria para fortalecer a agricultura e a pecuária do interior, levar mais hospitais, escolas e universidades para o interior. Isso é feito por um lado, mas, por outro lado, por gestos simbólicos”, apontou.
Cariri
Também destacando a importância dos investimentos no interior do Ceará, o ex-prefeito de Fortaleza prometeu a criação de um aterro sanitário no Cariri. “É imaginável que uma região como a do Crajubar [Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha], com as riquezas que tem, com o potencial econômico que tem, ainda não tenha um aterro sanitário. [Vamos] finalizar o saneamento de Juazeiro do Norte, que é o hoje um polo fundamental não só do Ceará, mas nordestino inteiro. Queremos agregar valor à estrutura de saúde do Hospital Regional [do Cariri], criando Hospital Regional do Câncer, e queremos tirar proveito de todas as riquezas potenciais que a Chapada do Araripe tem”, finalizou.
Nesta quarta-feira, Roberto Cláudio cumpre agendas de campanha em Fortaleza, Reriutaba e Varjota.