Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

Roberto Cláudio critica ‘queda na geração de empregos’ no Ceará

Segundo o ex-prefeito de Fortaleza, “os dados não mentem e não são bons”
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

O presidente do PDT Fortaleza e ex-prefeito da Capital cearense, Roberto Cláudio (PDT), usou suas redes sociais para alertar sobre a queda na geração de empregos no Estado do Ceará neste ano. O pedetista publicou uma tabela do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME), e chamou atenção para a geração de mais de 10.000 empregos a menos de janeiro a junho de 2023 em comparação ao mesmo período no ano passado.

“O saldo de empregos no Ceará, de janeiro a junho deste ano, 2023, foi de mais de 10.000 empregos a menos que em 2022, que já teve um saldo de empregos pior que em 2021”, frisou.

Ainda na postagem, o ex-gestor diz ser fundamental planejar o futuro da economia do Ceará, mas que é “urgente a necessidade de gerar mais e melhores empregos no presente”. “Os dados não mentem e não são bons”, analisou. O OPINIÃO CE entrou em contato com o Governo do Estado, e aguarda retorno.

EMPREGOS EM JUNHO

Conforme os últimos dados do Caged, Fortaleza foi a 4ª cidade do Brasil em geração de empregos formais em junho, chegando a 3.589 postos de trabalho. Do saldo global de empregos gerados no Ceará (6.571), Fortaleza foi o município que mais gerou (1º lugar) empregos, e respondeu por 54,6% das vagas. Outros municípios cearenses que também se destacaram no saldo positivo foram: Sobral (1.001), Aquiraz (387), Abaiara (310) e Juazeiro do Norte (306). O saldo de janeiro a junho de 2023 na capital cearense ficou em 13.041, o que representa 61,42% do Ceará (21.230).

Ainda de acordo com o Caged, Fortaleza segue no 1º lugar em estoque de vagas (675.027) e em 1º lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. O segundo colocado em saldo de empregos foi Manaus (2.180) e o terceiro Recife (1.335). Em Fortaleza, o saldo foi liderado pelos serviços (1.866), seguido da construção Civil (1.222) e pelo comércio (356). No Brasil, a capital do Ceará ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, todas na região Sudeste.

ROBERTO CLÁUDIO

Roberto Cláudio foi candidato ao Governo do Estado em 2022, no qual despontava junto a Elmano de Freitas (PT) – o atual governador -, e Capitão Wagner (União) como os principais candidatos ao pleito. O pedetista finalizou o 1º turno em terceiro lugar, com 14,14% dos votos válidos.

Neste ano, ele assumiu o PDT Fortaleza, se posicionando como um dos principais opositores a Elmano. No entanto, nesta última semana, o governador recebeu o prefeito José Sarto (PDT) – ligado à Roberto Cláudio – para a primeira reunião entre os Executivos estadual e municipal, em uma ação que pode reaproximar os dois lados.

[ Mais notícias ]