Rodrigo Rodrigues
rodrigo.rodrigues@opiniaoce.com.br
Candidato ao Governo do Estado pelo PDT, o ex-prefeito Roberto Cláudio define, aos poucos, sua estratégia discursiva na tentativa de chegar ao Palácio da Abolição.
“Ninguém vai votar pela gratidão do que já foi feito, era nosso papel; vão votar pelo que vai ser feito.” A máxima vem sendo afirmada pelo pedetista em declarações públicas desde que foi escolhido pelo partido, em julho.
Nesta terça-feira, 2, Roberto Cláudio voltou a repercutir o assunto em vídeo publicado nas redes sociais no qual faz referência a antigos governadores e se apresenta como o mais preparado entre os quadros que disputam o Governo – o nomes de Elmano Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil) estão também colocados na disputa.
“Na economia a gente conseguiu construir uma grande malha rodoviária. Temos energias alternativas eólicas e solar. Temos o Cinturão Digital que conecta 82% das áreas urbanas com internet de alta velocidade, um porto, temos uma estrutura hídrica que dá perenidade às nossas bacias. Estamos com a faca e o queijo na mão.”
“Por que está faltando emprego em Senador Pompeu? Por que o povo está reclamando da economia no Centro-Sul do Ceará? É preciso dar outro passo.” De acordo com RC, como governador iria “tirar proveito dessa extraordinária infraestrutura” construída ao longo dos governos anteriores, como de “Tasso [Jereissati], Ciro [Gomes], do próprio Lúcio [Alcântara], que é oposição; Cid [Gomes], Camilo [Santana]”, para gerar novas oportunidades.
Nesta semana, foi definido o apoio do PSDB, de Tasso Jereissati, à chapa Roberto Cláudio – Domingos Filho, presidente do PSD Ceará. Buscando ampliar o eleitorado, o ex-prefeito também faz acenos a setores tidos como estratégicos, como jovens do universo “gamer” e ao agronegócio.
“[É preciso] descobrir novas vocações, ampliar as existentes, transformar o agronegócio, mais tecnológico, mais produtivo. [Investir] em novas locações industriais ao longo, por exemplo, da Transnordestina, que vai cortar o Ceará inteiro do Cariri até o Porto do Pecém.
Ao mesmo tempo, entender que há um universo novo para a juventude gamer que é a economia digital. Essa estrutura básica está toda aqui.” Roberto Cláudio foi escolhido por quase o dobro de votos de Izolda Cela (sem partido) em reunião do PDT CE no último dia 18 para ser o candidato da sigla ao Palácio da Abolição. Após a vitória, RC foi oficializado como candidato pelo PDT no dia 24 seguinte, durante convenção do partido de que participaram caciques da legenda.
O PDT CE prepara pesquisa a ser divulgada, ainda sem data definida, com os nomes de Capitão Wagner, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio.