Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Roberto Cláudio agradece apoio de Sarto, mas diz que partido definirá nome “lá na frente”

A declaração foi feita após encontro estadual do PSD, na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (4).
Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O ex-prefeito Roberto Cláudio, um dos quatro pré-candidatos do PDT ao Governo do Ceará, afirmou ao OPINIÃO CE que se sentiu “honrado” pela sinalização do então prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), de apoio ao seu nome na sucessão do governador Camilo Santana (PT). “É sempre bom ouvir uma palavra de carinho de alguém por quem você tem também tem carinho e admiração. Me senti, além de grato, muito honrado pelas palavras dele”, disse.

A declaração foi feita após encontro estadual do PSD, na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (4).

Apesar do apoio, Roberto Cláudio afirma que o PDT ainda estuda quem será o representante da sigla em outubro próximo. “Não iniciamos nenhum tipo de discussão mais a fundo sobre nomes. Estamos nessa dinâmica de ouvir os aliados, os próprios correligionários e de construir, aos poucos, um projeto de visão de futuro e, lá na frente, decidir sobre nomes”.

Além do ex-prefeito, se colocaram como pré-candidatos a então vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT); e o ex-secretário de Camilo e deputado federal Mauro Filho (PDT). Dos quatro, apenas Izolda não compareceu ao evento do PSD na manhã de hoje, quando foi anunciado publicamente o apoio da legenda ao bloco governista encabeçado atualmente pelo governador Camilo Santana. A vice cumpriu agenda do Governo do Estado, pela manhã.

“O PSD é um parceiro de muitos anos. Foi do governo Cid, do meu governo na Prefeitura [de Fortaleza], tem sido parceiro do governo do Camilo. É uma sinalização de uma parceria que é importante para o Ceará”, afirmou Roberto Cláudio sobre o evento.

Definição do PDT

Ontem (3), o prefeito José Sarto (PDT) sinalizou de forma mais clara sua preferência ao nome de Roberto Cláudio à sucessão ao Governo do Ceará. “Hoje, o melhor nome do PDT, que tem juventude, experiência e conhece o Ceará, é do Roberto Cláudio”, disse Sarto, em entrevista coletiva. Esta é a primeira declaração pública do prefeito sobre a sucessão. O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo (PDT), comentou que este é um “posicionamento pessoal”

“É um posicionamento pessoal do Sarto e que precisa ser respeitado. Ele tem uma dívida de gratidão com o ex-prefeito Roberto Cláudio […]. Ele [Sarto], como prefeito de Fortaleza e sucessor de Roberto, tem todo o direito de externar seu posicionamento, assim como outros também podem declarar opção por Izolda, Evandro ou Mauro Filho. É legítimo de todo filiado do partido, mas ainda não houve nenhuma definição”, disse ao OPINIÃO CE.

Em entrevista à uma rádio no Ceará, no último mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que o governador cearense tem autonomia na escolha de seu sucessor. Nas últimas aparições públicas, Camilo tem feito acenos mais fortes à vice-governadora Izolda Cela. O nome tem ‘simpatia’ dentro do Partido dos Trabalhadores, termo usado por lideranças petistas ouvidas pelo OPINIÃO CE. A vice é vista como tendo perfil mediador e que, em sendo a escolha do partido, só poderia ficar no cargo por mais quatro anos. 

A situação é vista de forma positiva por partidos aliados, que teriam mais chances de pleitear mais espaços já nas próximas eleições, em 2026.

O deputado Evandro Leitão é outro que aparece com frequência ao lado do governador, que faz bom trabalho à frente da Assembleia Legislativa. Mauro Filho, por sua vez, ex-titular da Seplag, foi o responsável pelo elogiado modelo financeiro do Ceará desde a gestão Cid Gomes. O deputado deixou a pasta em dezembro último com o maior investimento nominal da história do Estado – R$ 3,5 bilhões. Ambos estavam presentes no encontro de hoje do PSD e foram cumprimentados pelos pares.

[ Mais notícias ]