O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), marcou reunião com líderes partidários para o fim da tarde desta segunda-feira, 20, para tratar sobre a gerência da Petrobras sobre o preço dos combustíveis. Entre as pautas, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a estatal.
O objetivo da reunião é, também, discutir uma proposta de taxação dos lucros e sobre uma mudança na política de preços da Petrobras.
Na sexta-feira, 17, quando a empresa anunciou um novo aumento no preço dos combustíveis, o deputado repudiou a medida nas suas redes sociais e comunicou que convocaria esse encontro para tratar sobre o assunto.
“A República Federativa da Petrobras, um país independente e em declarado estado de guerra em relação ao Brasil e ao povo brasileiro, parece ter anunciado o bombardeio de um novo aumento nos combustíveis. Enquanto tentamos aliviar o drama dos mais vulneráveis nessa crise mundial sem precedentes, a estatal brasileira que possui função social age como amiga dos lucros bilionários e inimiga do Brasil”, disse, na ocasião.
Apesar de ser uma medida apoiada publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a CPI da Petrobras é vista pela sua base na Casa como uma iniciativa arriscada de se tomar em ano eleitoral, com receio de prejudicar o governo.
Há requerimentos na Câmara propostos por parlamentares da oposição para colher as 171 assinaturas necessárias para dar início à investigação.