A reunião do diretório estadual do PDT Ceará nesta quarta-feira (8), encabeçada por Cid Gomes, aprovou por unanimidade o “pedido em massa” de cartas de anuência de parlamentares aliados ao senador para deixarem o partido. O OPINIÃO CE apurou que 10 dos 13 deputados estaduais titulares (com exceção de Cláudio Pinho, Queiroz Filho e Antonio Henrique), 5 suplentes, 4 de 5 deputados federais (com exceção de André Figueiredo), além de alguns vereadores pediram para deixar a sigla. O único senador pelo PDT, o próprio Cid, também pediu carta de anuência. A reunião ocorreu pela manhã, na sede do PDT Ceará, em Fortaleza.
“Estamos conscientes de que há uma notória perseguição da direção nacional do partido que hoje é exercida por um dos interessados. Estamos preparados para enfrentar, administrativamente. Apresentaremos a nossa defesa, entendemos que não há nenhuma razão plausível, razoável para se fazer uma intervenção”, disse Cid.
“O diretório, por unanimidade, votou a favor da carta de anuência tendo em vista todas as perseguições, ações judiciais, atos administrativas imorais e ilegais, a inativação do diretório, prazos não sendo cumpridos. Tentamos de tudo. O senador Cid Gomes foi avocado para reconstruir o partido após a hecatombe de 2022, conversou com outros partidos, colocou dinheiro no PDT“, disse o deputado estadual Romeu Aldigueiri, líder do governo Elmano na Casa.
Segundo ele, os aliados de Cid e o próprio senador vêm sendo “desrespeitados”, inclusive, pela direção nacional da sigla, liderada pelo deputado federal André Figueiredo. Aldigueri afirmou, ainda, após deixar a reunião do diretório nesta manhã, que os nomes se reunião com Cid para avaliar o cenário e decidir os próximos passos. O encontro deve acontecer na próxima semana. O senador defende que o processo seja deliberado em decisão coletiva.
VEJA LISTA DE PARLAMENTARES QUE PEDIRAM CARTA DE ANUÊNCIA
Deputados federais:
- Mauro Filho
- Idilvan Alencar
- Roberio Monteiro (titular licenciado)
- Eduardo Bismarck
- Leônidas Cristino (suplente em exercício)
- Enfermeira Ana Paula (suplente de deputada federal e vereadora de Fortaleza)
- Nilson Diniz (suplente de deputado federal)
Deputados estaduais:
- Osmar Baquit
- Guilherme Bismarck
- Romeu Aldigueri
- Tin Gomes
- Lia Gomes
- Sérgio Aguiar
- Bruno Pedrosa
- Oriel Nunes
- Salmito Filho
- Marcos Sobreira
- Jeová Mota
- Antônio Granja
- Guilherme Landim
- Helaine Coelho – suplente de deputada estadual
Vereador:
- Júlio Brizzi
- Enfermeira Ana Paula* (que também é suplente de deputada federal)
A reunião teve caráter de urgência tendo em vista o prazo para apresentação de defesa dos membros do diretório estadual que respondem a processo ético-disciplinar. O processo foi movido pela Comissão Nacional de Ética e Disciplina Partidária do PDT Nacional. Cid salienta que não pode defender-se em nome de todos os membros do partido. O prazo final para apresentação das defesas encerra-se nesta quarta (8). Com a aprovação, em massa, das cartas de anuência, o caso deverá novamente parar na Justiça. Recentemente, a executiva nacional entrou com ação para barrar a carta dada ao presidente da Casa, Evandro Leitão.
Com colaboração de Felipe Nóbrega*