A retirada do nome de Janaína Farias (PT) da disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados está entre as cartas de Camilo Santana (PT) em troca do apoio do PSDB a Elmano de Freitas como candidato ao Governo do Estado nas eleições deste ano.
Apuração da reportagem junto a nomes do PT e PSDB envolvidos nas negociações postas após o rompimento do partido ao qual está vinculado o ex-governador do Ceará com o PDT aponta uma lista de pré-candidatos pelo PSDB (como Cláudia Gomes e Ely Aguiar) ao Legislativo Federal caso Tasso Jereissati, principal cacique cearense do PSDB; Chiquinho Feitosa, presidente estadual da sigla; e Camilo Santana cheguem a um denominador comum nos próximos dias.
Os nomes de Luiz Pontes e Socorro França foram ventilados. Outra candidatura que pode despontar em meio à cisão é a de Evandro Leitão (PDT) a deputado federal – o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) foi procurado, mas não atendeu às ligações da reportagem.
Nesta quarta-feira, 27, o PT Ceará vai oficializar o nome de Elmano de Freitas, deputado estadual, à disputa que ocorre em outubro deste ano, assim como o de Camilo Santana ao Senado Federal. O nome de Elmano de Freitas foi apontado ainda na semana passada pela reportagem como o mais forte dentro do PT local para o pleito, desbancando os de José Airton, José Guimarães e Luizianne Lins, por exemplo – todos os três vão concorrer à reeleição à Câmara dos Deputados.
A vaga de vice está vinculada ao MDB CE, presidido por Eunício Oliveira, que, em abril deste ano, adiantou ao OPINIÃO CE que certamente não apoiaria o PDT CE caso o escolhido para o pleito fosse o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), hipótese que se consolidou no último dia 18, após encontro do partido em que o ex-gestor foi priorizado com quase o dobro de votos que teve a governadora Izolda Cela (PDT).
A opção por Roberto Cláudio foi o fato gerador da separação que fez com que ambas as legendas, em menos de uma semana, apresentassem candidatos diferentes para concorrer ao Palácio da Abolição. Nesta terça-feira, 26, a governadora anunciou sua saída do PDT.
Do ponto de vista político, Izolda Cela fica livre para apoiar candidatos da aliança consolidada a ser composta pelo PT no Estado, ainda que não se filie à sigla – sua filiação ao PT, entretanto, está prevista para se consolidar. Embora Dennis Bezerra, presidente do PSB CE, tenha sinalizado que vai manter o vínculo com PDT, Camilo Santana realiza agenda ofensiva junto a outros nomes da sigla para tentar reverter a decisão do deputado federal.
Ainda nas articulações com PSDB está a suplência, a Chiquinho Feitosa, do ex-governador ao Senado, função que vem sendo alvo de diálogo desde pelo menos o começo do segundo semestre de 2021.
Nomes do PSDB afirmam que a suplência de Camilo Santana numa eventual eleição do petista é posto tido como certo para se transformar em mandato – caso Lula (PT) se torne presidente, há grandes chances do cearense ocupar o posto de ministro em seu governo, o que desaguaria na vacância, fazendo com que o tucano assumisse.
LULA PODE VIR DIA 4
Esperado em Fortaleza com possível agenda no Cariri, Lula deve chegar no sábado (30), dia em que vai participar da cerimônia que concluirá a oficialização dos nomes de Elmano de Freitas e Camilo Santana às Eleições 2022.
À reportagem, contudo, o articulador nacional da campanha do petista, Wellington Dias (PT), disse que as tratativas para a vinda do ex-presidente estão ocorrendo e que a data pode ser modificada para o dia 4 de agosto. “Está sendo negociada data e pode ser dia 4. Mas ainda estamos em entendimentos na agenda com o Ceará. Dia 3, ele estará em Teresina.”
Há expectativa de que Geraldo Alckmin venha também para o evento. O ex-governador de São Paulo e outrora opositor ao PT é vice de Lula na candidatura ao Palácio do Planalto.
As pesquisas registradas na Justiça Eleitoral (JE) trazem Lula em primeiro lugar nas intenções de votos, seguido por Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). A disputa entre o primeiro e o terceiro foi também razão para a escolha de um candidato que fizesse palanque no Ceará para Ciro Gomes.
