O Governo do Brasil divulga, nesta sexta-feira (16), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. A data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). As notas ficam disponíveis na Página do Participante, onde os candidatos poderão conferir a pontuação da redação, que varia de zero a mil, além das notas das quatro áreas de conhecimento avaliadas.
O Ministério da Educação (MEC) não costuma informar um horário exato para a divulgação do resultado, podendo ser disponibilizado a qualquer momento ao longo do dia. Tradicionalmente, as notas são liberadas pela manhã, mas é recomendável acompanhar os canais oficiais do MEC.
Com o desempenho no exame, os estudantes poderão disputar vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro; concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), entre os dias 26 e 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para os chamados treineiros – participantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025 –, o boletim individual será divulgado posteriormente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A edição de 2025 do Enem foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional. Excepcionalmente, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorreram em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia de provas, os candidatos responderam às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
Porta de entrada para o ensino superior
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. O exame é utilizado como critério de seleção por instituições públicas e privadas, seja de forma exclusiva ou complementar aos processos seletivos tradicionais.
As notas do Enem também podem ser aproveitadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.
Vagas no Ceará pelo Sisu
O Ceará contará, neste ano, com 14,2 mil vagas ofertadas pelo Sisu. Desse total, 8.543 vagas serão disponibilizadas em universidades federais e 5.680 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Em todo o País, o Ministério da Educação oferta mais de 274 mil vagas, na maior edição da história do programa. Ao todo, participam 136 instituições de ensino superior, com 7,3 mil cursos distribuídos em 587 municípios.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera a oferta no Estado, com 6.408 vagas. Os cursos com maior número de oportunidades são medicina, agronomia e engenharia civil. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) disponibiliza 1.293 vagas, com destaque para administração, ciências contábeis e engenharia civil. Já a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) oferta 842 vagas, principalmente nos cursos de humanidades, administração pública e agronomia.
No IFCE, alguns dos cursos com mais vagas são engenharia ambiental e sanitária, engenharia da computação, engenharia de telecomunicações, educação física e física.
