Voltar ao topo

6 de novembro de 2024

Respira e não pira!

Compartilhar:

Você achou mesmo que não fosse errar quando se tornasse mãe? Caiu no mesmo buraquinho que eu. Na ânsia de fazer tudo tão certo, erramos ao não perceber que perfeição não é coisa deste Mundo, ou pelo menos não da maternidade. Na expectativa e na vontade de ser cada dia melhores, nos prendemos em um espiral de sentimentos que mais nos atrapalham que ajudam. O segredo? Respirar. Respirar quando o dia tardar acabar, respirar quando o cansaço tomar conta, respirar quando aquela doença chata chegar e respirar até quando alguém que você tanto gosta de ti duvidar.

Respirar quando se sentir fraca, sozinha ou abandonada. Respirar todos os dias e cada dia alguns segundos a mais. Aquela desobediência tem prazo. A birra tem prazo. O choro tem prazo, vai tudo passar. Seu cansaço? Também tem prazo. Um dia, lá na frente, essa criança tão pequena e frágil que você se desdobra para cuidar será forte e talvez, poderosa. Cheia de si, cheia de vontades e certificados que certificam nada mais nada menos que a sua criança cresceu. Quando esse tempo chegar, o que você terá de lembranças na memória?

Quando o silêncio for sua companhia e os dias passarem devagar, do que você irá se lembrar? De dias onde perdeu a cabeça, ou dias que ousou… respirar? Eu tenho uma coleção de dias nos quais perdi a cabeça. Onde me estressei, briguei, me descabelei. Uma coleção de dias onde me senti impotente e tive vontade até de me esconder. Mas também tenho uma coleção imensa de dias que soube respirar.

Que pensei para responder, que ponderei para educar. E desses dias, minha amiga-mãe, eu terei orgulho de me lembrar. Terei, também, orgulho de contar! São esses que serão nossa consciência tranquila, nosso alento e não o nosso pesar. Pesar pesa. Imagina só envelhecer pesada? Ah, não. Nós não vamos aceitar essa condição. Que a sua maternidade seja leve, alegre, cheia de vida e de dias onde você conseguiu parar por alguns minutinhos e… Respirar.

[ Mais notícias ]