O prefeito José Sarto entregou, nesta segunda-feira (3), a requalificação da Escola Municipal Yolanda Queiroz, no bairro Alto da Balança. Ela é a 36ª unidade da Rede Municipal requalificada na gestão, beneficiando 600 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Fundada em 1987, com 37 anos de história, a escola atende à comunidade escolar do Alto da Balança e áreas adjacentes, como Aeroporto, Salinas, Aerolândia e São João do Tauape. O prédio do equipamento foi inaugurado em 1987 pela rede estadual, e municipalizado em 2008. As intervenções tiveram investimento de R$ 1,5 milhão.
Durante a entrega, Sarto destacou a importância da requalificação e universalização do parque escolar em Fortaleza, que faz parte dos investimentos prioritários da Prefeitura. “Temos 54 requalificações de escolas em processo de conclusão, e vamos refazer um total de 90. Essa é mais uma unidade que está sendo requalificada para universalizar a infraestrutura escolar, trazendo mais qualidade de ensino que também passa pelo projeto pedagógico do Município”, pontuou o prefeito.
Além disso, Sarto relembrou o resultado divulgado na última semana, que coloca Fortaleza em 1º lugar entre as capitais brasileiras em alfabetização na idade certa, destacando o compromisso da prefeitura com a educação. “Se você rememorar o passado, em 2012 nós éramos a penúltima cidade do Ceará em índices de alfabetização e hoje somos a primeira capital brasileira. Isso é um avanço muito grande, uma marca que vai ficar consolidada no coração dessa criançada, que vai alterar o rumo da vida de muita gente”, celebrou.
INFRAESTRUTURA
As intervenções foram executadas pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). As melhorias incluíram serviços de padronização da infraestrutura, como revisão de coberta, pintura em geral, recuperação de revestimentos e pisos, itens de acessibilidade, novas instalações, entre outros. Além disso, a escola conta agora com nova quadra e sala de inovação.
“Essa escola tem mais de 30 anos de existência, faz parte do coração da comunidade. Então, para além da reforma, existe a parte emocional com a comunidade, que tem um apego com a escola e que está muito feliz com essa reforma e com o investimento na educação. Não só dos alunos desse bairro, mas de toda Fortaleza”, afirmou o titular da Educação de Fortaleza, Jefferson Maia.
Atualmente, outras 54 reformas estão em execução no parque escolar. As obras têm o objetivo de proporcionar ampliação e melhorias estruturais, conferindo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores e funcionários. Estiveram presentes no evento os vereadores e suplentes Gardel Rolim, Luciano Girão, Heitor Holanda, Paulo Martins, José Freire, Dayane Costa, Moura Taxista, Marcos Aurélio, Zier Ferrer, além dos secretários Jefferson Maia, Ricardo Garcia e Teka Lenz.