Um mockup do veículo Gênesis-X1, o carro voador, foi apresentado ao público e à imprensa nesta quinta-feira (21), às 11 horas, no BS Design, no bairro Aldeota, em Fortaleza. O modelo está sendo desenvolvido pela startup cearense Vertical Connect, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O reitor do IFCE, Wally Menezes, participou do evento ao lado dos colaboradores da Vertical Connect, que é comandado pelo CEO Ruan Carlo Ferreira. O reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correia, também esteve presente.
Mockup é uma representação gráfica que simula o tamanho, formato, perspectiva, textura, cor, além de outros detalhes que constem no desenvolvimento do projeto. É considerada a melhor forma de visualizar o design de maneira clara e realista, sem que o objeto a ser apresentado já esteja na linha produção. A empresa fez a apresentação do conjunto estrutural de hélices e motores, design e características de voo do modelo X-1. E nos próximos meses deverá ser feita a apresentação do interior do protótipo, bem como dos sistemas de voo e aviônicos, que são os equipamentos eletrônicos e/ou de processamento de dados que permitem efetivamente o voo do eVTOL.
“Vejo esse momento como a coroação e o reconhecimento dos esforços de todo o nosso time durante esse ano de 2023. É a Vertical literalmente saindo do papel, se preparando para se tornar uma das principais empresas de eVTOL do mundo”, celebra Ruan Carlo Ferreira.
SOMA DE FORÇAS
A parceria entre o IFCE e a Vertical Connect teve um passo decisivo no dia 26 de outubro, no evento AviationXP Nordeste, realizado no Aeródromo Dias Branco, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre os dois entes, que prevê a capacitação, formação, desenvolvimento e realização de pesquisas de projetos aeronáuticos, proporcionando empregabilidade em diferentes áreas da aviação comercial tradicional e avançada em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.
O IFCE ficará responsável por desenvolver softwares voltados para as aeronaves, além de realizar pesquisas para o aprimoramento dos modelos que estão sendo desenvolvidos pela Vertical Connect. Além disso, a startup vai fornecer equipamentos para aulas práticas e dar suporte na qualificação do corpo docente. “Vamos atuar nos sistemas embarcados, formando mão de obra para a parte de soldagem, design, inteligência e outras áreas”, adiantou Wally Menezes.
O ITA também encaminha sua participação na concretização do Gênesis, no contexto de sua recém anunciada futura unidade em Fortaleza, junto à Base Aérea da capital cearense. Um memorando de cooperação entre ITA, Vertical Connect e IFCE está em fase de preparação.
VERSATILIDADE E EFICIÊNCIA
O Gênesis tem diversas aplicações. O modelo principal é o G-XI, que promete transportar dois passageiros a 130 quilômetros por hora, com uma autonomia de 60 mil metros. Dotado de oito motores elétricos, o veículo será construído em composto de fibra de carbono aeronáutico, conferindo baixo peso e alta resistência da estrutura. Também há o GX-H, projetado para atuar como uma ambulância aérea em situações de emergência, proporcionando rapidez e eficiência no transporte médico, com capacidade de transporte de uma maca hospitalar. O Gênesis-XF é pensado para o uso no combate a incêndios, sendo capaz de transportar até 200 litros de água.
O GX-P é voltado para o uso policial, dotado de câmera 4K de monitoramento on-line, aumentando a eficiência das Forças de Segurança. Há também o modelo GX-L, projetado para revolucionar a logística de entregas com uma capacidade de carga útil de até 560 quilos. Além desses, um dos produtos mais aguardados é o GX-AB, que atenderá às necessidades dos agricultores e pecuaristas, também com capacidade de 200 litros e dois suportes para irrigação. Todas as variantes do Gênesis são veículos autônomos, com trem de pouso fixo do tipo esqui e altitude de cruzeiro de pouco mais de 1,640 pés (cerca de 500 metros).
