Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Renda passiva: quando o dinheiro trabalha pra você

Compartilhar:

Aposto que o sonho de muita gente é ganhar na loteria e poder viver de renda sem precisar trabalhar, ou pelo menos trabalhar menos e ter mais tempo pra usufruir das coisas que gosta e pessoas que ama. Quando as pessoas falam que se ganhasse na loteria, investiria o dinheiro e viveria de juros, isso é uma excelente forma que exemplifica o que é uma renda passiva. Mas se você não costuma fazer aquela fezinha ou contar com a sorte não está nos seus planos, pode utilizar outras formas de gerar renda passiva.

Só vai demandar um pouquinho mais de paciência e disciplina pra juntar o seu dinheiro nas aplicações corretas. Antes de tudo, vamos aqui explicar o que é renda Ativa e renda Passiva. A renda ativa é aquela que advém do seu trabalho: como seu salário, alguma ganho extra como freelancer, etc. A maior parte da vida das pessoas terá como fonte principal a renda ativa. Quando você investe parte desse ganho em ativos financeiros de longo prazo, você começa a gerar renda passiva.

A renda passiva está ligada diretamente à liberdade financeira, uma vez que você não precisa mais trabalhar pra ganhar dinheiro, neste caso o próprio dinheiro investido ganha dinheiro pra você. Existem pelo menos dois tipos de renda passiva: a com capital, que considera os rendimentos dos investimentos e a sem capital, que considera a renda obtida por direitos autorais ou de imagem. Em ambos os casos, você não tem esforço nenhum ou pouco esforço para gerar renda. Mas se você não leva jeito pra foto modelismo ou pra escrever uma música, por exemplo, o jeito é começar a investir pra que estes investimentos gerem renda no futuro. Comece com pouco, mas comece. Use os juros compostos a seu favor. Comece a plantar a semente hoje pra colher renda no futuro.

Pode até parecer pouco no início, mas aos poucos você vai notando a diferença. Uma frase atribuída a Albert Einstein sintetiza de forma bem-humorada, mas verdadeira: “os juros compostos são a força mais poderosa do universo e a maior invenção da humanidade, porque permitem uma confiável e sistemática acumulação de riqueza”; Bons Investimentos e cuida bem das suas finanças.

[ Mais notícias ]