Durante os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Evandro Leitão (PT) em Fortaleza, as Secretarias Regionais somaram mais de 28 mil atendimentos à população. Segundo a Prefeitura, a “intensificação” da presença do Executivo nos bairros consolida as Regionais “como um elo entre a população e os serviços públicos municipais”. Quando assumiu a Prefeitura, Evandro destacou a importância de garantir autonomia às 12 Regionais da capital cearense. Os atendimentos correspondem a iniciativas como escuta das comunidades, articulação intersetorial e acompanhamento de ações nos territórios e visam melhorias em infraestrutura, limpeza urbana e organização do espaço público.
No período, foram contabilizadas 1.089 ações de infraestrutura, como recuperação da malha asfáltica e drenagem, e 2.423 ações de limpeza urbana e ambiental, como capina, varrição, desobstrução de canais e bocas de lobo e serviços de iluminação. As intervenções foram articuladas pelas Secretarias Regionais junto às pastas especializadas, dentre elas a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).
No atendimento direto à população, foram 22.630 atendimentos registrados nas Centrais de Acolhimento, incluindo solicitações de serviços urbanos, orientações, cadastros e emissão de documentos como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Dentro desse total de atendimentos, está incluída a organização do espaço público, com 1.473 eventos viabilizados em áreas públicas e 1.666 atendimentos a ambulantes e permissionários, focando em recadastramento, regularização e ordenamento do comércio informal.