O Ceará tem a maior fábrica de acerola em pó do Mundo, a qual abastece os mercados da China, Europa e Estados Unidos. O projeto é uma demonstração da força de trabalho do cearense, principalmente dos seus técnicos agrícolas, agrônomos e produtores rurais. Ubajara possui em sua extensão um grande plantio de acerola, fruto de parceria entre produtores e a empresa Nutrilite, que é a maior exportadora de acerola em pó do Planeta. São 141 áreas cultivando acerola. A cada 10 hectares, os produtores recebem líquido, após todos os descontos, cerca de R$ 4.500.
A cada ano, produtores de outros municípios da região aderem ao projeto da Nutrilite. Eles entram com a terra, e o restante a empresa garante para quem está começando, fornecendo as mudas, técnicos e até melhorando o terreno. O agronegócio forte, com dose de animação e estímulo por parte de produtores rurais, faz vibrar a economia da região da Ibiapaba. “Aqui, se sente a vibração do campo, a interatividade com o consumo e os resultados extraordinários, que servem de exemplo”, diz o cearense Vitor Cals, um dos gestores da Nutrilite. O sistema de produção é feito a partir da acerola verde, que é lavada, moída, passa pelo processo de armazenamento e, em seguida, é transformada em pó.
Todo processo é livre de produtos químicos. O diferencial da fábrica é justamente o sistema orgânico de produção. A acerola reforça a cartela de produtos da região da Ibiapaba, que está despontando como grande produtora de orgânicos. O potencial da serra de terra rica, que os piauienses trocaram com o governo do Ceará, virou cobiça dos líderes políticos do Piauí. O caso está na Justiça, razão pela qual a governadora Izolda Cela esteve nesta terça-feira, 10, em Brasília, para reunião no Supremo Tribunal Federal (STF), que julga ação sobre o litígio entre Ceará e Piauí. O estado vizinho quer a serra de volta sem devolver o Delta do Parnaíba, trocado pela serra para o Piauí ter acesso ao mar.