Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Reforma do Parque Rio Branco deve ser concluída em abril de 2024 após série de impasses

Conduzida pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), 25% da obra já está finalizada
Foto: Prefeitura de Fortaleza/Marcos Moura

Compartilhar:

Com previsão de conclusão para abril de 2024, as obras de reforma e requalificação do Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, já contam com 25% dos serviços finalizados. O espaço é um importante refúgio verde de Fortaleza e possui 80 mil m² de área. Conduzida pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as obras possuem investimento de R$ 4,8 milhões.

As restaurações iniciaram em julho deste ano, após uma série de impasses, como a finalização do processo licitatório. Para a elaboração do projeto, a Prefeitura realizou avaliação de espaços, carências, oportunidades e recursos disponíveis. Também foram efetuadas visitas técnicas e reuniões com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), do movimento Proparque e do Ministério Público do Ceará (MPCE), quando foi apresentado detalhamento sobre as obras. 

A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) participou, inclusive, de uma audiência pública no próprio Parque Rio Branco para debater o projeto. Após os estudos identificarem que a reforma em acessos, passeios, equipamentos e mobiliário não teriam impacto ambiental, inclusive em relação à arborização e ao curso de água do Riacho Rio Branco, o prefeito José Sarto (PDT) assinou a ordem de serviço durante a segunda quinzena de junho.

As obras preveem a substituição de pisos, reforma das áreas de praça e anfiteatro, instalação de academia ao ar livre, parque infantil, quadra de beach tênis e Areninha; além da revitalização das fachadas das quatro entradas de acesso ao equipamento, facilitando a visitação do público ao espaço. A iluminação existente no local será reforçada, com a substituição de todas as luminárias por lâmpadas em LED.

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

A secretária executiva da Seuma, Juliana Brauner, pontuou a preocupação ambiental que existe com o parque e assegurou que “nenhuma árvore está sendo retirada durante a execução das obras”.

“Estamos fazemos o acompanhamento dos manejos dos resíduos que são gerados para garantir que o meio ambiente seja preservado. É um parque importante, então planejamos um acompanhamento com educação ambiental e sanitária para que a população use esse espaço de maneira consciente”, explicou.

Atualmente, as equipes trabalham na construção dos novos passeios, que receberão piso drenante para facilitar o escoamento da água, além da instalação de piso intertravado nas praças internas e estacionamento. As pontes existentes sobre o riacho também passam por reforma, assim como todo o muro e gradis que contornam o parque. “Essa é uma obra muito esperada. Sou morador do bairro e essa intervenção tem sido algo conversado com o Ministério Público, as associações, a sociedade civil, e a partir disso tem sido conduzido esse projeto, atentando para os anseios da comunidade e para os usos múltiplos de um espaço como esse”, destaca o secretário da Regional 2, Rennys Frota.

PARQUE URBANO RIO BRANCO

Criado em 1976, o Parque Urbano Rio Branco está localizado no bairro Joaquim Távora e possui entrada principal voltada para a Avenida Pontes Vieira, com outros três acessos pela Rua Capitão Gustavo, Avenida Visconde do Rio Branco e Rua Castro Alves. O espaço também abriga a nascente do Riacho Rio Branco, que corre por todo o parque. A reforma do Parque faz parte de uma política ambiental permanente da Prefeitura de Fortaleza, com resguardo aos recursos naturais, ampliação da nossa cobertura arbórea e requalificação de espaços urbanos.

[ Mais notícias ]