O prêmio Destaques do Ceará Melhor Prefeito divulgou, nesta quinta-feira (23), os 37 gestores municipais (de um total de 184) premiados no Estado. Conforme o diretor da premiação, Leonardo Farias, em entrevista ao OPINIÃO CE, os prefeitos buscam se destacar na competição, já que ela chega como um “reconhecimento ao lado positivo da gestão municipal”. O prêmio, em sua 37ª edição, premia os gestores com base em “um conjunto de fatores que estimula o prefeito a dar o seu melhor”, como explica Farias.
“Entendemos que a gestão municipal é sempre muito criticada e muito cobrada em relação a todo o tipo de demanda e necessidade de cada município”.
Na edição deste ano, terminaram no pódio a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), na primeira posição; os prefeitos de Redenção, Davi Benevides (PSB), e de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), compartilhando a segunda colocação; e os de Russas, Sávio Gurgel (PSB), e de Granja, Aníbal Filho (PT), na terceira posição.
“Toda nossa gratidão ao corpo de jurados, internautas e à PPE pela nossa conquista do 1° lugar na 37ª edição do Prêmio Melhores Prefeitos do Ceará. Essa é a 15ª vez que estamos na relação de melhores gestores cearenses. Toda nossa gratidão a todos que fazem a Prefeitura de Tauá. Esse foi um resultado de um esforço conjunto”, celebra Patrícia Aguiar, que ocupou, de forma isolada, a primeira colocação.
“É com imensa alegria e gratidão que fui eleito em 1º lugar na votação popular e em 3º lugar no geral para receber o prêmio ‘Destaque Político’ de Melhores Prefeitos 2024. Este reconhecimento comprova que Granja está no caminho certo do desenvolvimento e do progresso. Sem dúvidas, essa conquista também é de todos os granjenses, que têm depositado sua confiança na nossa gestão”, avaliou Anibal Filho, prefeito de Granja.
“Mostra o compromisso de melhorar a vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam”, destaca, por sua vez, o prefeito Davi Benevides. O prefeito Sávio Gurgel, por sua vez, diz se sentir “imensamente grato por esse reconhecimento, que reforça ainda mais meu compromisso de sempre levar o melhor” para o Município. “Dedico essa conquista a toda nossa população, aos nossos servidores e secretários do município, que, diariamente, desempenham um papel importantíssimo para essa gestão de qualidade”, destacou, em publicação nas redes sociais. Também pelas redes, a prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano (PL), celebrou a conquista do 4º lugar. “Muito feliz e grata pelo reconhecimento do nosso trabalho sério e comprometido em melhorar a vida da população. Nova Russas entre os 5 melhores! Muito orgulho”, disse.
Outros prefeitos reconhecidos:
- Acaraú: Ana Flávia Monteiro (PSB);
- Aquiraz: Bruno Gonçalves (PL);
- Aracati: Bismarck Maia (Podemos);
- Banabuiú: Edinho Nobre (PSB);
- Barreira: Dra. Auxiliadora (PSD);
- Baturité: Herberlh Mota (Podemos);
- Boa Viagem: Régis (Solidariedade);
- Brejo Santo: Gislaine Landim (PSB);
- Camocim: Betinha (PSB);
- Canindé: Rozário Ximenes (Republicanos);
- Chorozinho: Júnior Castro (Solidariedade);
- Crato: Zé Ailton Brasil (PT);
- Eusébio: Acilon Gonçalves (PL);
- Fortaleza: José Sarto (PDT);
- Fortim: Naselmo Ferreira (MDB);
- Guaiúba: Izabella Fernandes (PSB);
- Horizonte: Nezinho Farias (PSB);
- Icó: Laís Nunes (PT);
- Itarema: Elizeu Monteiro (PDT);
- Itaitinga: Marquinhos Tavares (PRD);
- Jijoca de Jericoacoara: Lindbergh Martins (PSD);
- Madalena: Sônia Costa (MDB);
- Maracanaú: Roberto Pessoa (União Brasil);
- Mombaça: Orlando Filho (Republicanos);
- Nova Russas: Giordanna Mano (PL);
- Parambu: Matheus Noronha (PL);
- Paraipaba: Ariana Aquino (Republicanos);
- Quixadá: Ricardo Silveira (PSD);
- São Benedito: Saul Maciel (PT);
- Solonópole: Ana Vládia (PSD);
- Sobral: Ivo Gomes (PSB);
- Uruoca: Kennedy Aquino (PT).
Leia mais | “Melhores Prefeitos do Ceará”: Leonardo Farias fala sobre mudanças do perfil político no Estado
SOBRE O PRÊMIO
De acordo com Leonardo Farias, para um prefeito conseguir ter “sucesso” em sua gestão, ele precisa de um conjunto de servidores e apoiadores. “O gestor tem os secretários, tem os deputados que o apoiam e que buscam recurso em Brasília e tem os vereadores que trazem as demandas das necessidades de cada localidade do município”, disse. “Ele, formando uma equipe – que como todo gestor tem responsabilidade de formar uma boa equipe –, contribui para o sucesso da gestão”.
A premiação avalia requisitos como prioridades administrativas, sociais e econômicos, tratamento ao funcionalismo, prestação de contas apresentadas, capacidade de captação de recursos de promessas, indicadores, obras, projetos, cumprimentos, além do reconhecimento popular, analisado a partir de votação no site oficial do projeto e no Instagram. A escolha dos premiados ocorre em três etapas:
- Na etapa inicial, com peso duplo na contagem dos votos, qualquer pessoa pode votar no gestor que achar que merece o prêmio, na página do Instagram “@destaquesdoceara”;
- Na segunda parte, um júri composto de 50 pessoas, dentre senadores, deputados, entidades municipalistas e empresas de comunicação, vota nos prefeitos;
- Ao fim, a etapa final conta 10 índices que compõem o histórico da apuração do prêmio, como educação, empreendedorismo, selo verde e índice do Ministério Público.
A iniciativa surgiu em 1988, com o pai do diretor. “Estamos agora na 37ª edição e não falhamos em nenhum ano. Meu pai tinha uma carreira de secretário do município de Fortaleza, então, quando ele encerrou essa carreira, viu a necessidade de premiar, de reconhecer o servidor público”, explica Leonardo.