Voltar ao topo

24 de abril de 2025

Receita Federal autoriza funcionamento integral do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém

Processo é chamado de alfandegamento e autoriza movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias vindas do exterior
receita-federal-autoriza-funcionamento-integral-do-hub-de-hidrogenio-verde-no-complexo-do-pecem
Complexo do Pecém. Foto: Divulgação/ZPE

Compartilhar:

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará concluiu, junto à Receita Federal, o processo de alfandegamento do gate industrial que receberá os projetos do Hub de Hidrogênio Verde no Estado. A decisão consta no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21). Em suma, o processo autoriza a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias

Após analisar toda a infraestrutura local, que possui uma área total de mais de 1.900 hectares, a Receita Federal autorizou a realização de atividades necessárias para os procedimentos de desembaraço aduaneiro. Isso inclui a movimentação de carga, armazenagem e demais processos relacionados ao despacho aduaneiro de mercadorias, sejam elas importadas ou exportadas.

“O alfandegamento representa mais um esforço da ZPE Ceará para proporcionar uma estrutura moderna e otimizada às empresas que serão instaladas no Setor 2. A ampliação da nossa área alfandegada tem como principal objetivo atender as necessidades dos projetos de Hidrogênio Verde, dando celeridade, segurança e informação aos nossos clientes, órgãos públicos atuantes na região e, também, à Receita Federal”, afirma o presidente da ZPE Ceará, Hélio Leitão.

HUB DE HIDROGÊNIO VERDE

O Hub de Hidrogênio Verde foi lançado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa visa transformar o Pecém em um grande fornecedor global deste combustível, a fim de contribuir com a descarbonização global, por meio da transição energética. Até o momento, os contratos ligados ao espaço somam mais de R$ 8 bilhões em investimentos até 2030.

[ Mais notícias ]