A Pesquisa Real Time Big Data, contratada pela Record TV, divulgou nesta quinta-feira, 4, as intenções de voto para o Governo do Ceará. De acordo com o levantamento, Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 35%, seguido do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), com 26%; e pelo deputado estadual Elmano Freitas (PT), com 21%. Brancos e nulos somam 9% dos votos e outros 9% não souberam responder.
Em um dos cenários testados, ainda aparece Adelita Monteiro como candidata pelo PSOL. Ela desistiu da candidatura para apoiar Elmano Freitas. Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não pontuaram.
A Pesquisa também associou os candidatos ao Governo do Ceará à disputa em nível nacional. Quando colocado apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Capitão Wagner também lidera, com 34%. Em segundo lugar, aparece Elmano de Freitas, com o apoio do ex-presidente Lula, com 30%. Roberto Cláudio, com o apoio de Ciro Gomes, fica em terceiro lugar, com 25%. Brancos e nulos somam 6% e não sabem ou não responderam, 5%.
No cenário espontâneo, Capitão Wagner tem 29% das intenções de votos, seguido por Roberto Cláudio, com 11%, e Elmano, com 9%. O ex-governador Camilo Santana (PT), que disputa uma vaga ao Senado Federal, é citado por 2% dos eleitores. Já a governadora Izolda Cela (sem partido), que deixou o PDT após perder a disputa para Roberto Cláudio, é mencionada por 1% dos entrevistados.
Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-06152/2022, com nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
Apesar de liderar em todos os cenários, Capitão Wagner também tem o maior índice de rejeição entre os candidatos. Segundo a pesquisa, a taxa é de 45%. Na sequência aparecem Elmano de Freitas (40%) e Roberto Cláudio (37%). Zé Batista tem 18% e Serley Leal, 16%. Adelita Monteiro, que se retirou da disputa e tentará uma vaga na Câmara Federal, aparece com 16%.