Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Reajuste de professores avança nas comissões, mas emenda atrasa possível aprovação na Câmara Municipal

Compartilhar:

Comissão conjunta de Constituição e Justiça e Orçamento da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, na manhã desta quarta-feira, 9, matéria sobre o reajuste do magistério. A proposta seguiu para a pauta do dia, mas a adição de uma emenda pelo vereador Sargento Reginauro (Pros) adiou sua aprovação na Casa, que já era dada como certa pelo vice-presidente do Legislativo da Capital, Adail Jr. (PDT).

Com isso, o projeto de lei volta para o colegiado, que deve ser convocado na terça-feira (15), para que a emenda seja apreciada. No dia seguinte, deve entrar na pauta do dia.

A adição de Reginauro trata sobre abono salarial de aposentados. De acordo com o presidente da comissão conjunta, Lúcio Bruno (PDT), isso “não tem nada a ver” com a pauta do reajuste.

Reajuste do magistério

Logo após anúncio do novo piso do magistério pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no último dia 27, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) comunicou que enviaria um projeto sobre o reajuste para a Câmara. Isso ocorreu na abertura do Legislativo, no dia 1º deste mês, acelerado pela mobilização dos profissionais da educação básica da rede municipal.

À categoria, foi dado um acréscimo de 22,24% que, junto ao reajuste de 11% já sancionado para servidores municipais no geral, chega ao aumento total de 33,24%, conforme determinação do Governo Federal.

[ Mais notícias ]