Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Readequação da velocidade apresenta diminuição de 68,1% na média de acidentes fatais em 16 vias de Fortaleza

Ações como faixa de retenção para motocicletas, ampliação da malha cicloviária e travessias elevadas colaboraram para a redução de mortes no trânsito
Foto: Secretaria da Fazenda do Ceará

Compartilhar:

A capital cearense registrou, pelo oitavo ano consecutivo, uma queda no número de mortes no trânsito, alcançando uma redução de 58,3% entre 2022 e 2014. Isso representa uma diminuição de 68,1% na média de acidentes fatais em 16 vias. O destaque em segurança viária é de acordo com publicação da Global Designing Cities Initiative (GDCI), uma das organizações de design urbano mais influentes do mundo.

Muitas políticas públicas foram implementadas, incluindo engenharia, fiscalização preventiva e educação para o trânsito. Ações como faixa de retenção para motocicletas, ampliação da malha cicloviária e travessias elevadas colaboraram para a redução de mortes no trânsito.

Além disso, a cidade tem intensificado as ações educativas para incentivar a mudança de comportamento dos usuários e o respeito às normas de circulação. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atua em todos os turnos nas ruas e realiza regularmente cursos de pilotagem segura para motociclistas e ciclistas.

As ações de fiscalização também são constantes, com mais de 25 mil condutores submetidos ao teste do etilômetro somente no ano passado. O superintendente da AMC, Antônio Ferreira, esclarece que todas as operações são estratégicas e norteadas por um sistema de dados que indica as vias com alta taxa de acidentalidade viária, permitindo uma análise mais aprofundada dos sinistros.

Fortaleza ainda foi a primeira capital do país a criar uma lei municipal sobre segurança viária, com a implementação do Plano Municipal de Segurança no Trânsito no ano passado. A política segue a abordagem de Sistemas Seguros e Visão Zero e tem como objetivo reduzir o número de mortes e lesões graves no trânsito. O planejamento urbano é uma das estratégias adotadas para garantir a segurança viária, reconhecendo que erros humanos são inevitáveis, mas que sinistros podem ser menos severos a partir do planejamento urbano.

[ Mais notícias ]