Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Reabertura da “Casinha” de José de Alencar marca a sexta edição da Feira do Zé

Evento cultural e solidário acontecerá no próximo sábado, 19, na Casa de José de Alencar, no bairro homônimo, na Capital
Foto: Divulgação/Casa José de Alencar/UFC

Compartilhar:

A “Casinha”, o local de nascimento do renomado romancista cearense José de Alencar, voltará a receber visitantes após uma restauração que corrigiu fissuras e rachaduras que ameaçavam a integridade do edifício histórico. A reabertura do equipamento será celebrada com a sexta edição da Feira do Zé, um evento cultural e solidário que acontecerá no próximo sábado, 19, das 8h às 13h, na Casa de José de Alencar. O evento contará com venda de artesanato, opções de comidas, música ao vivo em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), leitura e contação de histórias, além de oficinas e atividades físicas, como meditação e capoeira.

Durante a Feira do Zé, o Instituto Ser Amado realizará uma oficina de preparação de chás naturais, ministrada pela técnica agrícola Maria Lúcia Cordeiro Sá. A oficina abordará as propriedades e usos de plantas medicinais, oferecendo orientações sobre seu preparo. Além disso, cerca de 50 mudas de plantas serão distribuídas entre os participantes. A feira também contará com produtos orgânicos da reforma agrária, provenientes do Centro Frei Humberto e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O evento trará momentos de yoga e meditação oferecidos pela Intiwatana Casa Coletiva, bem como uma roda de capoeira organizada pelo Grupo Capoeira Brasil. O espaço Pé de Livros permitirá que as crianças entrem em contato com a leitura, enquanto todos os visitantes poderão explorar o museu e as pinacotecas da Casa de José de Alencar.  Segundo a coordenação do equipamento, a população vem sendo convidada a fazer doação de materiais de desenho e pintura, como papel, pincéis, tintas e lápis de cor, para o projeto DB7arte, que beneficia crianças com autismo em Itapiúna, no Maciço de Baturité. Essa ação solidária é conduzida pela Associação de Apoio à Inclusão Social de Pessoas com Deficiência.

A Casa de José de Alencar oferece uma vasta área verde, as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e o Salão Iracema. A exposição pode ser visitada mediante agendamento prévio, que pode ser feito para grupos de até 20 pessoas por meio de um formulário online. O equipamento oferece horários de visita de segunda a sexta-feira (8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30) e aos sábados pela manhã (8h30, 9h30 e 10h30).

RESTAURAÇÃO

A restauração da “Casinha” iniciou em dezembro de 2022 e envolveu o fortalecimento das fundações do edifício, que havia sido prejudicado por rachaduras e fissuras. O objetivo principal da intervenção era consolidar a estrutura da edificação, que faz parte do conjunto arquitetônico original. Durante o período de obras, a visitação foi suspensa por oito meses. As melhorias foram realizadas com base no reconhecimento histórico do local. O conjunto arquitetônico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1964.

Devido a esse status, o Iphan supervisionou a restauração para assegurar a conservação das características originais. O processo envolveu estudos arqueológicos e a consolidação das fundações, executados em conjunto pela direção da Casa de José de Alencar e pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

[ Mais notícias ]