Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Re-ciclo realiza mutirão de coleta de resíduos na Praia de Iracema

O Projeto Re-ciclo, já coletou cerca de 117 toneladas de resíduos gerando cerca de R$ 147 mil para associações de catadores parceiras
Foto: Divulgação - Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O projeto Re-ciclo, da Prefeitura de Fortaleza, realiza neste sábado, 25, uma manhã de atividades na orla da Praia de Iracema. Serão coletados materiais descartados de forma incorreta no calçadão e na faixa de areia e serão realizadas ações de educação ambiental com crianças, troca de mudas por material reciclável e uma feirinha de economia circular.

O mutirão de coleta vai contar com a participação de voluntários e de colaboradores do programa Agente Jovem Ambiental, e todo o material recolhido entre a Praia de Iracema e o Poço da Draga será levado pelos triciclos elétricos para a base localizada em frente ao Centro Cultural Belchior. Lá as associações participantes vão separar os materiais para serem comercializados.

A gerente de projetos do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), Nirlania Diógenes, explica que desde setembro de 2022, o Projeto Re-ciclo, já coletou cerca de 117 toneladas de resíduos gerando cerca de R$ 147 mil para associações de catadores parceiras.

“Essa ação de mobilização é uma oportunidade que a cidade tem de mostrar os projetos que estão acontecendo na área de reciclagem, mobilidade sustentável e educação socioambiental. Vamos ter voluntários falando da importância da preservação do meio ambiente, do cuidado com a nossa praia, e os possíveis danos e prejuízos que os resíduos jogados no meio de forma irregular podem ocasionar”, detalha.

As ONGs Grupo Interesse Ambiental (GIA) e Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (REME) estarão presentes organizando uma feira com produtos de economia circular. Também haverá uma exposição de obras feitas com materiais reciclados. A ação é uma parceria com o Governo do Estado.

Re-ciclo

Re-ciclo é um serviço gratuito de coleta de recicláveis feito por catadores de associações credenciadas utilizando triciclos elétricos. É fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), e nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

[ Mais notícias ]