No primeiro dia de campanha eleitoral, o candidato ao Governo pelo PDT já subiu o tom ao criticar, indiretamente, os principais adversários políticos na disputa. Os mais bem colocados na pesquisa de intenção de votos são o candidato pelo União Brasil, Capitão Wagner, e Elmano de Freitas (PT), além do próprio Roberto Cláudio. Em agenda no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza, RC criticou o que chamou de “poder da caneta” e “mentira”.
“Quem vai ganhar essa eleição não é o poder da pressão, não é o poder de qualquer caneta, não são as chantagens, distorções ou muito menos o papo furado. Não será, também, a malícia, a fake news ou a mentira. Quem vai ganhar essa eleição é a verdade, o sonho e o desejo do povo cearense”, destacou.
Nesta segunda-feira, 15, em entrevista ao programa Jogo Político, do Jornal O Povo, RC foi questionado sobre se estariam havendo pressões por parte do atual Governo do Estado para que Prefeituras apoiassem o candidato petista. Roberto Cláudio se esquivou da resposta, mas disse esperar que não. O pedetista também foi questionado sobre suposta proposta de Camilo, quando a candidatura do PDT ainda era disputada por RC e Izolda, para ser vice na chapa da então governadora. Roberto confirmou a proposta, mas negou acordo.
“Acho isso um completo absurdo porque você tira o povo do processo. Que tipo de acordo é esse em que o Governo mal é escolhido e já se faz um conchavo para quatro anos depois. Nunca participaria disso. Esse tipo de acordo não ajuda a nossa democracia e é um sinal de presunção”, disse. Como Izolda Cela só poderia concorrer à reeleição, ou seja, ficar no Governo por mais quatro anos, a ideia é que RC pudesse assumir o Executivo Estadual ao fim do próximo mandato, em caso de vitória da então chapa governista.
Primeiro dia
No primeiro dia de campanha, Roberto Cláudio (PDT) e seu vice, Domingos Filho (PSD), participaram de caminhada no Mercado Central, em Fortaleza. Pela tarde e noite, os candidatos estiveram em eventos em São Gonçalo do Amarante, Aracati e Tauá, no Sertão Central. Também esteve presente na caminhada pelo Mercado Central, pela parte da manhã, o empresário Amarílio Macêdo (PSDB), candidato ao Senado, mas que ainda aguarda definição da justiça eleitoral.
A poucas horas do encerramento do prazo para registro de candidaturas, o PDT oficializou a Enfermeira Ana Paula (PDT) como candidata ao Senado pelo partido, nesta segunda-feira, 15. Apesar disso, RC chega a citar, em um vídeo publicado nas redes sociais, Amarílio como “nosso senador”.
Em São Gonçalo do Amarante, Roberto Cláudio voltou a destacar os três pontos centrais de sua campanha: segurança pública, cirurgias eletivas e economia. Em entrevistas e discursos anteriores, RC chegou a afirmar que estes são os pontos mais frágeis do antigo Governo, do ex-aliado Camilo Santana, que, após rompimento de aliança que já durava 16 anos, está apoiando o deputado estadual Elmano de Freitas ao Governo.
“Estamos aqui pelo povo do Ceará e pela missão de construir um novo ciclo, uma nova história. Com humildade vamos apresentar propostas e ideias para corrigir aquilo que está mal”, frisou.