Está marcada para terça-feira, 26, uma reunião entre Roberto Cláudio, pré-candidato a governador pelo PDT, com os deputados do partido no Ceará. Segundo o ex-prefeito de Fortaleza, o objetivo do encontro é “fortalecer a bancada” para as eleições.
“A gente tem a pretensão de fazer mais deputados estaduais e federais e, como candidato do partido, é minha obrigação, também, conversar com eles para construir uma estratégia de fortalecimento das candidaturas proporcionais”, explicou.
Não é segredo, também, que a decisão de lançar Roberto Cláudio ao governo não agradou apoiadores da governadora Izolda Cela (PDT). Apoiadores da gestora, como os deputados pedetistas Idilvan Alencar, Salmito e Evandro Leitão (que retirou a pré-candidatura para fortalecer a empreitada de Izolda), deixaram a sede do partido, na semana passada, de cara fechada.
Evandro, inclusive, deixou o prédio antes do término da reunião deliberativa sobre o assunto. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) também não participou da convenção do PDT neste domingo, 24, e enviou a esposa em seu lugar. Colegas de partido dizem que ele está doente. O parlamentar, contudo, tem agenda pública já na segunda, 25.
Além disso, o início deste mês foi marcado por manifestações de deputados pedetistas em apoio a Izolda ou a Roberto, o que dividiu a bancada.
Por isso, desde então, dirigentes do PDT, como o presidente estadual André Figueiredo, têm sinalizado pela união dentro do partido.