Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Rainha da música brasileira, Paula Toller celebra seus 60 anos nesta terça

Ex-vocalista da banda Kid Abelha, Paula Toller marcou gerações e é um grande nome da MPB. Atualmente, a artista comemora seus 40 anos de carreira, com turnê especial
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

Paula Toller comemora 60 anos de idade nesta terça-feira, 23. A ex-vocalista da banda Kid Abelha marcou gerações e é um grande nome da Música Popular Brasileira (MPB). Atualmente, a artista também comemora seus 40 anos de carreira, com a turnê “Amorosa”, na qual canta seus sucessos.

A cantora nasceu em 1962 no Rio de Janeiro e foi criada pelos avós paternos e seu pai – a mãe biológica foi embora quando Paula ainda era criança. O avô Paulo Maurício de Andrade Amora, historiador, a estimulava no campo da arte, com leitura e música clássica.

Aos 17 anos, a também compositora iniciou o curso de “Desenho Industrial e Comunicação Visual” da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Entretanto, não se formou, pois iniciou a carreira musical.

Em 1981, a artista conheceu Leoni e Beni Borja, com quem formou o grupo Chrisma. No ano seguinte, junto de George Israel, ela fundou a banda que ficaria marcada na história: Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Ainda em 1982, o grupo se apresentou no palco do Circo Voador, na Lapa, no Rio de Janeiro, e assinou com o selo Elektra, fazendo amizade com outra conhecida banda, Os Paralamas do Sucesso. Posteriormente, passaria a se chamar apenas Kid Abelha e incorporaria um terceiro integrante, o guitarrista Bruno Fortunato.

Em 1985, veio a primeira grande experiência da banda, com uma apresentação para mais de 160 mil pessoas em duas tardes do Rock In Rio. Desde então, chegaram grandes sucessos como “Alice”, “Grand’Hotel”, “Nada por Mim”, “Eu Tive um Sonho”, “Como Eu Quero” e “Lágrimas e Chuva.” Entre esse tempo, Paula Toller iniciava relacionamento com Lui Farias, cineasta que dirigiu clipes do grupo.

Casados desde 1987, eles tiveram seu primeiro e único filho dois anos depois: Gabriel. Um de seus sucessos, a música “Oito Anos”, cantada na voz de Adriana Calcanhoto, foi uma letra escrita em homenagem ao seu primogênito. O Kid Abelha também teve importante participação política, com uma série de shows em 1992 a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.

Os anos 1990 foram um marco para o grupo, tendo o lançamento do álbum de sucesso “Meu Mundo Gira Em Torno de Você” e o principal hit da banda, “Na Rua, na Chuva, na Fazenda”, uma recriação do antigo sucesso de Hyldon. Em 1997, eles comemoraram a marca de um milhão de cópias vendidas.

A partir dos anos 2000, o grupo foi diminuindo o ritmo de produção. Entre 2007 e 2011, o trio ficou parado e em 2013 encerraram, de vez, as atividades. O anúncio foi feito apenas três anos depois, em 2016, em postagem nas redes sociais.

CARREIRA SOLO
O primeiro projeto solo de Paula ocorreu em 1998, com o disco homônimo “Paula Toller”, que contava com músicas inéditas, como a homenagem ao seu filho Gabriel e “Derretendo Satélites.” O CD também trouxe obras em inglês, como “Patience”, um cover da banda Guns N’ Roses.

Em 2007, após um anúncio de férias do Kid Abelha, Paula aproveitou para lançar seu segundo projeto solo, chamado “Só Nós”, que contava com 14 canções inéditas. No ano seguinte, ela lançou um novo álbum próprio, que também virou DVD, intitulado “Nosso”, que trouxe sucessos como “Nada por mim” e “À Noite Sonhei Contigo”, além de hits do Kid Abelha e regravações de Rita Lee e Claudinho e Buchecha.

Em 2014, o seu último álbum solo até então é lançado: “Transbordada”, que também trouxe músicas inéditas junto de hits antigos da cantora. A partir daí, a artista compõe singles, entre eles “Céu Azul”, lançado em 2018, que conta com mais de 4 milhões de streamings nas plataformas digitais.

Atualmente, Paula está em turnê em comemoração dos 40 anos de carreira. Com o título “Amorosa”, ela canta os sucessos de sua grande carreira, onde é uma das maiores referências da voz feminina dentro do rock brasileiro, se destacando em um cenário muitas vezes dominado por homens.

[ Mais notícias ]