Na noite desta terça-feira, 24, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, anunciou nas redes sociais que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) ofertará 40 vagas para o novo curso de Medicina no município, que terá sede na Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (FACISC/Quixeramobim). Além das vagas, a cidade também terá direito à isenção da taxa de inscrição, que acontecerá entre os dias 30 deste mês e 3 de fevereiro.
Segundo Pimenta, o edital para a isenção será publicado no site da UECE nesta quinta-feira, 26. Ela poderá ser solicitada pelos estudantes que não podem pagar a taxa de inscrição entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. O primeiro vestibular será realizado em maio deste ano e das 40 vagas disponibilizadas pela universidade, 20 serão para escolas públicas e a outra metade para Ampla Concorrência.
“É a grande notícia. Essa é a maior ação da área da educação para o Sertão como um todo nos últimos anos”, disse o prefeito.
A solicitação da isenção da taxa será somente on-line, por meio do site da UECE. Além disso, Poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos enquadrados em uma das 10 categorias de isenção que constarão no Edital de Regulamentação da Isenção que será divulgado,
Além de Quixeramobim, outras cidades do interior do Estado também receberão vagas. No curso de Medicina, Crateús também receberá 40 vagas. Aracati terá 40 vagas para Letras (Português e Inglês) e 40 vagas para Matemática. Canindé ofertará 40 colocações para os cursos de Pedagogia e Administração. Mombaça terá 40 vagas para o curso de Sistemas de Informação e Tauá também terá a mesma quantidade, mas elas serão ofertadas para Medicina Veterinária.
Segundo comunicado da UECE, todas as vagas serão disponibilizadas para o vestibular 2023.2. Além das oportunidades dadas ao segmento de Ampla Disputa, também serão distribuídas vagas entre autodeclarados pretos, autodeclarados pardos, indígenas, cotistas sociais e pessoas com deficiência (PcD). A quantidade de vagas para cada um dos seguimentos será divulgada quinta-feira, em edital lançado pela universidade.
Assim como Quixeramobim, Aracati e Canindé também serão sedes de novos Campi da UECE. A sede de Canindé será a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC) e a de Aracati será a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL/Aracati).