O município de Quixadá, no Sertão Central, é referência na produção leiteira cearense e busca ampliar sua produção. Neste mês, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira (PSD), anunciou que o Município vai implantar uma técnica de melhoramento genético para a expansão da atividade econômica. A informação foi dada pelo gestor durante compromisso internacional em Israel, onde participava de uma missão para busca de conhecimento e parcerias para a Terra dos Monólitos.
Na agenda, o prefeito visitou fazendas e mostrou o resultado do melhoramento genético em vacas. “Uma delas é a Kibbutz Kapri, local onde cada vaca produz cerca de 50 litros de leite por dia, mesmo em condições muito adversas, obtendo resultados excelentes, e é isso que viemos buscar conhecimento para implementar em nossa cidade“, disse o gestor.
A parceria para o melhoramento genético envolve a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), o Sindicato Rural de Quixadá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo Silveira, a iniciativa vai beneficiar centenas de produtores e fazer com que Quixadá volte a ser destaque na produção de leite na região do Sertão Central. “Através dessa parceria, estamos implementando uma técnica que vai fazer com que nossa terra volte a ser destaque nessa área na região”, afirmou.
AGENDA EM ISRAEL
Uma comitiva de mais de 2o integrantes, composta por representantes do Governo do Ceará e da iniciativa privada, cumpriu uma série de agendas em Israel para estreitar laços comerciais e explorar oportunidades de investimento. A viagem iniciou no último dia 31 de agosto e se encerrou no último dia 10 de setembro. A missão também abordou temas estratégicos como indústria, agricultura, pecuária, logística, transformação digital e biotecnologia. Foram realizadas visitas técnicas a instituições de ensino e pesquisa israelenses, com destaque para a Universidade Ben-Gurion, localizada no Deserto de Neguev, região que apresenta características geoclimáticas semelhantes ao semiárido nordestino.
Outro gestor do Sertão Central na comitiva foi o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT). O prefeito conheceu o sistema de pecuária israelense focando em adaptar o sistema no território cearense, gerando impactos na economia e na produção dos produtores do Estado. “A ordenha aqui, chamada de ordenha carrossel, tira leite de 70 vagas simultaneamente, três vezes ao dia, com média de produção de mais de 45 kg por dia”, disse o gestor. Conforme o prefeito, foi possível conhecer o sistema de vacaria israelense e o seu sistema de criação.