A violência faz rodar a economia da segurança, um negócio bilionário. Acredite. E quanto mais violência, mais dinheiro entrando no caixa de quem vende segurança privada. As investigações da Polícia Federal e da inteligência da Polícia Civil mostram a união entre alguns empresários e facções. No Ceará, o consórcio criminoso tenta criar raízes e se consolidar. “Serão todos presos”, disse o governador Elmano, citando o consórcio criminoso entre empresários e membros de organizações criminosas.
Falar sobre o crime organizado é complexo, pela sua abrangência. A insegurança pública envolve comércio de armas, jovens na marginalidade, militares de todas as forças de segurança, empresários que atuam em negócios de segurança, advogados e gente graúda do Ministério Público e do Judiciário. O Brasil é um País jovem e rico, que não cuidou da educação do seu povo. Os jovens brasileiros que não estudam e nem trabalham acham interessante atuar como criminosos em facções. Quando despertam, aos 20 e poucos anos, tentam sair do crime. É tarde e são assassinados pelos que estão chegando.
LULA ENDURECE DISCURSO SOBRE SEGURANÇA: “LUGAR DE BANDIDO NÃO É NA RUA”
De olho em 2026, o presidente Lula (PT) começou a endurecer o discurso relacionado à segurança pública. “A gente não vai permitir que a ‘República de Ladrões de Celular’ comece a assustar as pessoas nas ruas deste País”, afirmou o petista, durante a inauguração do Hospital Universitário do Ceará. No discurso, ele também disse que “lugar de bandido não é na rua, assaltando, assustando e matando pessoas”. A declaração não é (e está bem longe de ser) algo como o mantra da extrema-direita brasileira, que sempre defendeu que “bandido bom é bandido morto”. Mas, as novas falas de Lula sinalizam para a busca de uma parcela do eleitorado mais conservadora.
ALDIGUERI A BORDO
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, passou o final de semana entre o Sertão e a Capital. Em Fortaleza, visitou o navio Doca Bahia. “Tive a alegria de visitar o Navio Doca Bahia, ao lado da minha família. Uma experiência emocionante e motivo de grande orgulho para todos nós, brasileiros. O Navio Doca Bahia é o segundo maior da Marinha do Brasil e representa a força, a tecnologia e a capacidade logística da nossa Marinha. Com impressionantes 168 metros de comprimento, 23,5 metros de largura e 5,2 metros de calado, sua função principal é fundamental: transportar tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e suprimentos para operações militares e humanitárias”, escreveu Aldigueri.
60 BILHÕES PARA OS FEDERAIS
Os deputados federais e senadores terão direito a R$ 70 milhões, cada um, em emendas impositivas e emendas PIX, além das emendas de bancada e de comissões. O total pode chegar a R$ 90 milhões. Após o acordo para pagamento das emendas, o projeto do orçamento tramitou em regime de urgência. O déficit público não entra nessa discussão. O governo Lula vai cortar gastos de outras áreas para honrar pagamento de emendas. As verbas dos ministérios foram reduzidas. Dinheiro nos municípios para obras e festas só com deputados e senadores.
CAFÉ DAS OPOSIÇÕES
Segundo o deputado Felipe Mota, um dos líderes do movimento das oposições na Alece, o café semanal será para celebrar o primeiro resultado dos encontros. PL, União Brasil e PDT vão atuar juntos em plenário, fechando questões. A questão eleitoral para 2026 está fora do entendimento.
ELMANO RECEBEU OITO PREFEITOS NO FINAL DE SEMANA
O governador Elmano de Freitas trabalhou o sábado inteiro. Recebeu prefeitos. “Mais um sábado de muitas reuniões, com os prefeitos e prefeitas cearenses. Um momento importante de diálogo para firmar parcerias e garantir ainda mais melhorias para os cearenses. Estive reunido com mais oito prefeitos. Prefeito de Trairi – Gustavo Moreira. Prefeito de Jijoca – Leandro Cezar. Prefeita de Tabuleiro do Norte – Renata Vasconcelos. Prefeita de Limoeiro do Norte – Dilmara. Prefeita de Beberibe – Michele Queiroz. Prefeita de Cascavel – Ana Afif Queiroz. Prefeita de Paracuru – Gabi do Aquino. Prefeita de Paraipaba – Ariana Aquino”, postou o governador nas redes sociais.