Voltar ao topo

14 de setembro de 2024

“Quem abandonou o barco foram eles”, diz deputado sobre apoio do PT à oposição em Aracati

Guilherme Bismarck, filho do prefeito Bismarck Maia, afirma que a decisão petista no Município se deu por meio de interesses locais, e que o grupo governista aracatiense está junto ao governador Elmano de Freitas
Deputado estadual Guilherme Bismarck, em sessão na Alece. Foto: Junior Pio/Alece

Compartilhar:

Em meio às definições de apoios partidários nos 184 municípios no Ceará, as coligações vão se construindo para as Eleições Municipais que se aproximam. Em algumas cidades, é comum que partidos da base ao Governo Estadual sejam adversários. Em Aracati, a pré-candidatura da situação – aliada ao governador Elmano de Freitas (PT) – vai ter como oposição um nome apoiado pelo PT Municipal. Segundo o deputado estadual Guilherme Bismarck (PDT), filho do prefeito Bismarck Maia (Podemos), o grupo governista no município segue no apoio ao projeto do Executivo Estadual, e foi o PT Municipal quem “abandonou o barco”. O PT Estadual, como divulgou o OPINIÃO CE, quer que a anulação da convenção que homologou a coligação do partido à oposição.

Leia mais | Eleições 2024: Bismarck Maia anuncia chapa com duas mulheres para sucessão em Aracati

Na cidade, o PT local definiu, no último mês de maio, que vai apoiar o ex-vereador Caetano Neto (Republicanos) no pleito. O partido, que conta com a vice-prefeita, Dra. Denise Medeiros, está rompido com Bismarck Maia desde 2021, quando o prefeito ainda era filiado ao PDT. Em Aracati, o PT tem como maior liderança o deputado federal Zé Airton Cirilo, adversário político dos Bismarck.

Ao OPINIÃO CE, Guilherme Bismarck disse que o grupo ficou triste com o posicionamento petista local. “A gente sempre imagina que estamos no mesmo projeto, do ‘Ceará três vezes mais forte’”. Neste ponto, ele destacou que o Governo Municipal está junto às principais lideranças do Estado, como o ministro Camilo Santana (PT), o governador Elmano e o senador Cid Gomes (PSB). “Esse é o melhor projeto para o Estado do Ceará”, afirmou.

“A gente já vem com esse projeto no Aracati, então ficamos triste porque quem abandonou, digamos assim, o barco, localmente, foram eles [PT Municipal], por questões de interesses locais. A população mesmo reconhece que foram interesses pessoais e locais da turma lá, local”, completou.

APOIOS DE ELMANO COM BASE EM COMPROMISSOS DE 2022

O governador Elmano de Freitas, aliás, tem dito que vai definir os seus apoios neste ano com base nos compromissos que fez em 2022, quando foi eleito para o Palácio da Abolição. Bismarck diz concordar com a palavra do petista. “O admiro por isso. Não só eu, mas toda a Assembleia, desde quando ele era deputado, e todas as pessoas do Governo falam: ‘Elmano é um homem de palavra’”.

Neste ponto, o deputado estadual afirma que, no caso de Aracati, ele não teria feito nenhum compromisso. O parlamentar cita ainda uma situação que considera “esdrúxula”. “[Em 2022,] no início, a candidata a deputada estadual que hoje é a nossa vice [Denise Medeiros], candidata contra a gente, inclusive, nem levou muito o nome de Elmano. (…) Então, assim, não teve compromisso em Aracati”, pontuou. A fala diz respeito ao período de pré-campanha, já que no dia 16 de agosto de 2022, Denise iniciou sua campanha para deputada estadual com uma postagem em que aparece ao lado de Lula (PT), Camilo e Elmano. Vale destacar, entretanto, que Denise foi preterida pelo PT de Aracati, que optou por coligação em torno de Caetano Neto.

A assessoria do governador foi questionada pelo OPINIÃO CE sobre quem ele apoiará no pleito no Município. Ainda não obtivemos retorno. Essa matéria será atualizada caso tenhamos uma resposta.

No ano em que Elmano foi eleito para o Executivo Estadual, aliás, os Bismarck apoiaram o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), para o Governo do Estado. “A palavra dele é que vai ajudar quem o apoiou nas eleições. No nosso caso lá, apenas foi aquela coisa que aconteceu em todo o Estado do Ceará em vários municípios, a gente tinha declarado já apoio para o Roberto [Cláudio], e aí fez a campanha, mas estamos no grupo do Cid desde sempre”, completou.

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna38

Brazil Travel Market espera reunir 5 mil profissionais de turismo em Fortaleza O Brazil Travel Market (BTM), maior evento de turismo B2B do Norte-Nordeste, anunciou