Voltar ao topo

9 de dezembro de 2024

“Que a Assembleia possa fazer essa CPI”, cobra Vitor Valim em denúncia à Enel

Protocolo de requerimento de abertura da CPI foi realizado no dia 28 de fevereiro, mas ainda não foi iniciado
Foto: Edson Júnior Pio/Alece

Compartilhar:

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), usou as suas redes sociais para denunciar os serviços prestados pela Enel Ceará no Município. Segundo o prefeito, escolas estão apresentando o mau funcionamento de ar-condicionados devido à falta de energia. O gestor também denuncia o não funcioamento de postes de energia da cidade. A denúncia foi feita através de vídeo divulgado no instagram do gestor, nesta quinta-feira, 30. Segundo Vitor Valim, a Prefeitura de Caucaia paga mais de R$ 1,7 milhão mensais aos serviços da Enel.

De acordo com o prefeito, mais de 30 escolas estão com mau funcionamento do ar-condicionado e, em algumas destas, como fala no vídeo, foi realizado protocolo à empresa fornecedora de energia do Estado solicitando a reparação dos aparelhos. Além disso, alguns postes do Município se encontram em condições ruins, como é o caso do que está localizado na Rua Florêncio Matias, no Bairro Grilo.

 Durante a denúncia, o gestor aproveitou para cobrar ações dos órgãos de investigação do Estado.

“O que eu peço é que possa vir o Ministério Público [do Estado do Ceará, MPCE], que a Assembleia Legislativa [do Estado do Ceará, Alece] possa, o mais rápido possível, fazer essa CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito], que essa empresa pare de desrespeitar o cidadão cearense, e eu cobro aqui, como prefeito de Caucaia, como cliente desta empresa”.

CPI DA ENEL

No dia 28 de fevereiro, foi protocolado um requerimento para abertura de uma CPI para investigar os serviços prestados pela empresa Enel Ceará, na Alece. O pedido foi apresentado pelo deputado Fernando Santana (PT), e teve assinatura dos 46 parlamentares da Casa. Na última quarta-feira, 29, houve um novo debate na Assembléia acerca dos serviços prestados pela empresa. Em Brejo Santo e Milagres, quem está sofrendo é o povo, em especial a juventude. Porque não tem acesso ao ginásio, sem luz. Os rigores da lei têm que ser pro setor privado também”, disse o deputado Renato Roseno (Psol).

Sargento Reginauro (União Brasil) também deixou sua reclamação à Enel. “A sensação que se passa para o cidadão é que o poder público deixou de existir. Uma empresa é contratada para prestar um serviço essencial e age desrespeitando leis, atropelando todo direito. Ninguém é capaz de conter esse absurdo? Me somo nessa denúncia”.

RESPOSTA DA ENEL

O OPINIÃO CE tentou contato com a Enel, que solicitou os endereços das instituições escolares citadas pela Prefeitura de Caucaia. A reportagem tentou a informação com a gestão municipal, mas não houve retorno até o fechamento.

Em nota, a empresa disse que, de janeiro de 2022 a março deste ano, realizou mais de 15.800 manutenções no município de Caucaia, “com foco na melhoria da qualidade do fornecimento para os clientes”. Os serviços incluem mais de 14 mil podas, substituição de 8 transformadores e a instalação de 19 bancos reguladores, segundo a Enel. “Além disso, a empresa investiu na instalação de 17 equipamentos telecomandados na rede de média tensão, possibilitando manobras à distância para diminuir o tempo de atendimento e a quantidade de clientes afetados numa ocorrência”. Também foi realizado a limpeza de mais de 77 km² de área.

Sobre os postes mostrados pelo prefeito, a Enel informou que os equipamentos foram danificados após batidas de veículos, comprometendo as estruturas. “Durante todo o ano de 2022, mais de 1.100 postes foram avariados após acidentes de trânsito no Ceará, um aumento de 10% em comparação ao ano de 2021. A empresa comunica que já realizou a substituição de algumas dessas estruturas, que foram novamente danificadas. Sendo assim, a distribuidora esclarece que está realizando um estudo para verificar e possibilitar a realocação da rede, de forma a evitar novos acidentes”, informou.

“No ano passado, a Enel investiu no Ceará cerca de R$ 1,5 bilhão, um aumento de 43,4%, em comparação ao ano anterior. O montante representa um recorde da companhia nos últimos 10 anos. Os investimentos foram destinados à melhoria na qualidade do sistema elétrico, combate a perdas, conexão de novos clientes e manutenções corretivas. Uma das grandes entregas é a modernização e a construção de novas subestações”, disse a empresa.

[ Mais notícias ]

Os comentaristas

Atualmente, minha atenção está voltada para os jovens comentaristas que se dedicam a propagar o novo vocabulário do futebol