Voltar ao topo

28 de maio de 2024

Quatro municípios do Ceará começam a vacinar contra a dengue a partir desta segunda-feira (13)

As quantidades distribuídas variam de acordo com a população de cada município, sendo elas Fortaleza (38.594 doses), Aquiraz (1.357), Eusébio (1.410) e Itaitinga (1.017)
Foto: Divulgação/Sesa

Compartilhar:

A partir desta segunda-feira (13), quatro municípios do Ceará começam a vacinar contra a dengue. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu 42 mil doses do Ministério da Saúde (MS), no último dia 26 de abril. Aquiraz, Eusébio, Fortaleza e Itaitinga foram os municípios selecionados pelo MS para receberem o imunizante.

O público-alvo, definido pelo MS, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As quantidades distribuídas variam de acordo com a população de cada município, sendo elas Fortaleza (38.594 doses), Aquiraz (1.357), Eusébio (1.410) e Itaitinga (1.017).

O imunizante tem proteção de 80%, após o esquema vacinal completo. Em relação às hospitalizações por dengue, a vacina tem eficácia de 90,4% após a segunda dose. Portanto, a incorporação dela no Sistema Único de Saúde (SUS), em conjunto com as demais ações de controle e prevenção, contribui para a redução da incidência da doença e das hospitalizações.

Nos últimos 15 dias, a Sesa realizou treinamentos em serviço (sistemas de informação, farmacovigilância e cadeia de frio), além de reuniões técnicas com as coordenações de atenção primária, vigilância epidemiológica e imunização, treinamentos em serviço (sistemas de informação, farmacovigilância e cadeia de frio) e acompanhamento dos fluxos operacionais de cada município.

VACINA NO BRASIL

A distribuição da vacina contra a dengue no Brasil teve início no mês de fevereiro. O anúncio da ampliação da distribuição de doses para Ceará, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul foi feito no último dia 25 de abril pelo Ministério da Saúde e faz parte das ações de enfrentamento das arboviroses.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023.

Priscila Baima

[ Mais notícias ]