Menu

Quase 40% das zonas de proteção ambiental serão ampliadas, propõe Plano Diretor de Fortaleza

Foto: Reprodução

A nova proposta do Plano Diretor de Fortaleza, anunciada nesta quinta-feira (09), planeja ampliar em 40% as zonas de proteção ambiental em relação ao ano de 2009. O projeto será validado na Conferência da Cidade, que ocorre dos dias 24 a 26 de outubro.

A área com expectativa de ampliação corresponde a quase 4.100 campos de futebol preservados. Nesse contexto, as Zonas de Proteção Ambiental — os ambientes mais protegidos — ampliaram em 20%.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), destacou em suas redes sociais que seis novas Unidades de Conservação foram criadas pela Prefeitura de Fortaleza.des

Além disso, o reconhecimento de zonas de comunidades e povos tradicionais ocorreu pela primeira vez na cidade, unido à criação de Zonas de Interesse Social (Zeis), que garantem moradias mais dignas para a população.

O Plano Diretor estava pendente desde 2019. Atualmente, a Prefeitura conseguiu realizar oito audiências públicas relacionadas ao projeto, com a participação de 1.800 pessoas.

REGULAMENTAÇÃO DE NOVAS ZEIS

Sobre as Zeis, a Câmara de Fortaleza aprovou a regulamentação de dez Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), garantindo regras próprias de parcelamento, uso e ocupação do solo nas áreas, no dia 1º de outubro.

O prefeito Evandro Leitão (PT) se reuniu com representantes das Zeis, ocasião em que foram discutidas medidas para as áreas e definido que os projetos que estavam paralisados na CMFor fossem pautados.

De acordo com o petista, será criado o Plano Integrado de Regularização Fundiária (Pirf), medida que vem sendo elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan) e que vai integrar políticas econômicas, fundiárias, ambientais e urbanísticas em torno das ações referentes às Zeis.

Ainda segundo Evandro, a Prefeitura está com a proposta de aumentar o número atual de Zeis de 45 para 86.