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15 de fevereiro de 2025

Quantidade de colisões entre carros e trens cai 30% no segundo semestre de 2024

No decorrer de 2024, foram realizadas 1.588 manutenções preventivas, nos equipamentos que operam em Fortaleza, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato
A única sinalização obrigatória ao Metrofor nos cruzamentos rodoferroviários é a Cruz de Santo André, com a inscrição "Pare, Olhe, Escute". Foto: Divulgação/ Ascom Metrofor

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O número de colisões entre trens e carros no Ceará caiu 30,4% no segundo semestre de 2024, em relação aos seis primeiros meses do ano passado. De janeiro a junho, foram 23 ocorrências, e de agosto a dezembro, 16. Em comparação com o segundo semestre de 2023, quando foram 19 acidentes, a redução foi de 15,8%.

A prevenção aos acidentes inclui medidas para estimular a atenção dos condutores de veículos. Entre elas, a manutenção dos equipamentos de sinalização instalados nos 75 cruzamentos entre vias férreas e ruas ou avenidas. No decorrer de 2024, foram realizadas 1.588 manutenções preventivas nos equipamentos que operam em Fortaleza, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

Os condutores dos trens também passam por treinamentos e atualizações. Eles são constantemente orientados a reduzir a velocidade ao passar nos cruzamentos. A empresa também atua na conscientização da população, por meio de campanhas educativas, em parceria com o Detran, entrevistas na imprensa e conteúdo em redes sociais.

Os esforços que realizamos não anulam a responsabilidade dos motoristas. As pessoas que andam de carro, moto, bicicleta a pé, devem entender que são os únicos que podem efetivamente prevenir uma colisão com o trem, evitando avançar sobre a via férrea durante a passagem das locomotivas”, alerta o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya Neto.

O gestor frisa que os trens possuem prioridade no trânsito, por serem os maiores e mais pesados veículos terrestres, com alta capacidade de transporte. Cita ainda que, por trafegarem em trilhos fixos, os trens não realizam desvios emergenciais, nem podem frear rapidamente. “Isso justifica a necessidade de atenção por quem trafega na via rodoviária”, salienta Plínio Saboya Neto.

LEGISLAÇÃO E SINALIZAÇÕES

A única sinalização obrigatória ao Metrofor nos cruzamentos rodoferroviários é a Cruz de Santo André, com a inscrição Pare, Olhe e Escute. Contudo, a empresa instala também sinalizações eletrônicas, de forma complementar, incluindo cancela e sinais sonoros e luminosos, para resguardar a segurança da população. As sinalizações horizontais pintadas no asfalto, também obrigatórias, ficam sob gestão do órgão público gestor do tráfego rodoviário.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatória a parada dos veículos rodoviários antes de cruzar a via férrea. Cruzar os trilhos de forma imprudente pode resultar em colisão com o trem, multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Prejudicar o serviço público de transporte também é uma infração penal.

COMO EVITAR

Pare, Olhe e Escute: obedeça à Cruz de Santo André, essa é a sinalização mais importante nas passagens de nível (PNs).
Respeite a sinalização: fique sempre atento aos sinais sonoros e visuais, e à buzina do trem.
Não ultrapasse limites: não avance sobre os trilhos com cancelas baixas ou luzes piscando.
Evite distrações: desligue o som, evite o celular e mantenha atenção total.
Observe as sinalizações horizontais: o X pintado no asfalto indica que você está próximo de uma via férrea.
Aguarde com paciência: pare na faixa de espera e só atravesse após a passagem completa do trem.
Não pare nos trilhos: certifique-se de que há espaço para cruzar totalmente.
Redobre a atenção à noite: quando houver pouca visibilidade, aumente a atenção.
Evite cruzamentos clandestinos: use apenas passagens oficiais e sinalizadas.
Acompanhe idosos e pessoas vulneráveis: ajude-os a atravessar com segurança.

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