O momentâneo silêncio entre o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e o futuro prefeito Evandro Leitão é avaliado como natural. Qualquer declaração mal colocada poderá fazer explodir o pouco que resta de convívio, mesmo à distância.
E o que esperar desse silêncio? A regra política nesses casos é clara. Assessores falam, informam a sociedade e aos chefes. Tudo com absoluto zelo e cuidado.
Algumas perguntas estão no ar. Quanto a prefeitura de Fortaleza deve na praça? Aos bancos? Tem dinheiro em caixa para pagar funcionários e fornecedores?
A comissão de transição pode fornecer esses números. O Portal da Transparência coloca valores distribuídos em várias áreas e fica difícil saber.
A situação política criada na campanha fez surgir um Evandro Leitão cauteloso em relação ao prefeito Sarto, que demonstrava ódio ao se dirigir ao presidente da Alece nos debates. Sarto criou a figura do “Leitão”, esquecendo o nome do futuro prefeito.
Cid acena para Sérgio Aguiar: “coisas boas virão”
O senador Cid Gomes fez o discurso homenageando o deputado Sérgio Aguiar na solenidade em que o parlamentar, líder político em Camocim, recebeu o Troféu Jangadeiro, maior prêmio do Conselho Federal de Administração, que no Ceará tem Rogério Cristino na presidência. Para um auditório lotado, o senador Cid Gomes, após destacar a história política e administrativa de Sérgio Aguiar, encerrou com uma frase forte e cheia de esperança: “Serginho, vem coisa boa pra você por aí”. Cid não revelou, mas a plateia especulou muito.
Água e óleo não se misturam
Os deputados Marcos Sobreira e Agenor Neto não se unem. São como água e óleo. Agenor Neto reclamou da influência das facções nas eleições municipais. Marcos Sobreira, na mesma sessão, retrucou: “Em Iguatu, a eleição foi limpa, sem facção, ganhamos no voto, na união do povo”. O prefeito eleito, Roberto Costa, recebeu o apoio de Marcos Sobreira, que pretende abrir as portas do Abolição para o futuro prefeito de Iguatu.
42ª Caminhada da Seca em Senador Pompeu será neste domingo (10)
Sítio histórico do último campo de concentração no Ceará resiste com as memórias dos retirantes da seca de 1932 no Campo do Patu, em Senador Pompeu, local onde milhares de retirantes foram aprisionados durante a seca. Tombado em 2022, através do trabalho do prefeito Maurição, o espaço tem obras de restauro paralisadas e deve abrigar equipamento cultural no futuro. Neste domingo, será realizada a 42ª Caminhada da Seca, às 4h30, e lançados dois filmes e três documentários sobre esse momento triste da nossa história.
PSDB em frangalhos pode perder Roberto Costa
O PSDB elegeu dois prefeitos no Ceará: Roberto Costa, em Iguatu, e Ozires Pontes, em Massapê. Em São Paulo, onde já foi o maior partido, não elegeu um só vereador. Em Fortaleza, elegeu um vereador, Jorge Pinheiro. Entre os tucanos, é dada como certa a saída de Roberto Costa do PSDB. Ele deverá ir para um partido da base do governador Elmano de Freitas. O futuro prefeito de Iguatu foi eleito pelos partidos da base, menos o PT.
Fernando Santana presidirá a Alece
O deputado Fernando Santana está ligando para os colegas deputados, comunicando sua candidatura a presidente da Alece, com o martelo tendo sido batido. Será o nome com respaldo do governo. Como Evandro Leitão é o presidente da Casa e filiado ao PT, o partido seguirá controlando o Legislativo.
Remédio no IJF
Escrevi sobre a preocupação com as contas da Prefeitura de Fortaleza. O caso grave da falta de medicamentos no IJF para cirurgias, antibióticos e material é apenas o primeiro. O prefeito Sarto não merece os assessores em que tanto confiou.