Voltar ao topo

24 de maio de 2024

Quadra chuvosa de 2024 “será moderada”, indicam profetas da chuva no Cariri

Para este ano, os efeitos do fenômeno climático El Niño devem diminuir o volume das precipitações no Estado, como também apontou a Funceme
Foto: Alissa Carvalho/IFCE

Compartilhar:

Mesmo com a incerteza do volume de chuva no Ceará para este ano de 2024 devido à atuação do fenômeno climático El Niño, profetas da chuva no Cariri indicam chuvas moderadas durante a quadra chuvosa, que, no Ceará, acontece de fevereiro a maio. Na última sexta-feira (19), sete profetas das precipitações participaram da segunda edição do Encontro dos Profetas da Chuva do Cariri, realizada no Campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Cada profeta possui uma técnica de observação da natureza diferente para tentar prever como será o período de chuvas. Há quem leve em consideração a posição dos astros e as fases da lua e há quem observe os insetos, os pássaros e as plantas, entre outros sinais. “A gente não está aqui para dizer que não vai chover, mas pelas minhas experiências essa quadra chuvosa será mais fraca do que em 2023“, afirmou Rodrigo Silvino, que observa o comportamento dos insetos.

Já Francisco Augusto da Silva, outro profeta, estuda a posição dos astros baseado no Lunário Perpétuo, um almanaque ilustrado com xilogravuras que reúne em seu conteúdo assuntos de diversas áreas do saber. Segundo ele, a quadra será de chuvas localizadas: “A previsão é de chuvas variadas, em um canto sim e no outro não”, disse.

“Em alguns lugares ainda vão existir enchentes, mas localizadas. O inverno será desigual, com muita nuvem e pouca água. Vai criar muito gênero alimentício e pasto, mas para isso é preciso ter fé e acreditar”, completou.

Além das previsões baseadas na tradição popular, o evento abordou ainda os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e de outros institutos de pesquisa, apresentados pelo professor Danúsio Souza. Conforme a Funceme, o Ceará tem maior probabilidade de chuvas abaixo da média durante os meses de fevereiro, março e abril, os três primeiros da quadra chuvosa.

ENCONTRO DE PROFETAS DA CHUVA DO CARIRI

O Encontro de Profetas da Chuva do Cariri é uma parceria entre o Instituto Federal do Ceará, o Sindicato de Trabalhadores Rurais do Crato e a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos. A ideia é valorizar os conhecimentos tradicionais e os rituais que marcam a interação entre homem e meio ambiente.

“É importante manter viva essa sabedoria/cultura popular e também preservar essa tradição dos nossos antepassados, para que as futuras gerações mantenham esse importante costume que faz parte do imaginário popular da nossa região”, explicou o professor Danúsio Souza.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Tiago Ribeiro, destacou a importância de consolidar o encontro e de preservar a cultura tradicional: “A parceria entre as instituições vem fortalecendo cada vez mais a estrutura do evento, e com isso conseguimos inseri-lo na agenda do município. A nossa cidade sempre foi conhecida como uma capital da cultura, e o evento mostra esse poder cultural e também serve como um cruzamento entre os estudos científicos e o homem do campo, não como concorrência, mas sim como fonte de informação”.

Redação OPINIÃO CE

[ Mais notícias ]