Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

PV e Solidariedade iniciam próxima legislatura sem representantes na Alece; confira

Com esse cenário, a Casa vai apresentar uma renovação de 45,65%, com 21 novos deputados
Foto: Dário Gabriel/Alece

Compartilhar:

Os deputados estaduais cearenses reassumem ou assumem, no caso dos primeiros mandatos, suas respectivas cadeiras na Assembleia Legislativa do Ceará a partir de 1º de fevereiro. Na nova legislatura, no entanto, dois partidos não estarão representados: o Partido Verde (PV), representado até então pelo deputado Walter Cavalcante, e o Solidariedade (SD), que tinha como representante a deputada Aderlânia Noronha. Com esse cenário, a Casa vai apresentar uma renovação de 45,65%, com 21 novos deputados.

Os outros 54,35%, totalizando 25 deputados, reconquistaram a vaga no Parlamento cearense.

Leia também | Homens, brancos e com ensino superior: conheça o perfil dos eleitos no Ceará

Os dados são do levantamento feito pela Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), da Alece. Conforme os dados, atualmente 14 siglas estão representadas no Plenário. Na próxima legislatura, serão 13. A maior bancada continua sendo a do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 13 cadeiras, representando 28,2% da composição do Poder. A segunda maior é a do Partido dos Trabalhadores (PT), do governador Elmano de Freitas, que terá oito parlamentares.

Imagem: Divulgação/Alece

Além dos petistas, a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) elegeu mais um representante: Alysson Aguiar (PCdoB). Na sequência vêm União Brasil e PL, com quatro representantes cada; PP, MDB e PSD, com três deputados cada; Republicanos, com dois; Psol, PCdoB, PSDB, Cidadania, PMN e Avante, com um parlamentar cada. Cadadania, Avante e PMN não possuem, atualmente, representantes na Casa.

Bancada feminina

O estudo aponta também para um significativo aumento da representação feminina na Alece. A partir da próxima legislatura, haverá nove mulheres com assento em plenário, aproximadamente 20% do total de cadeiras (19,5%), enquanto atualmente são cinco representantes: Aderlânia Noronha (SD), Augusta Brito (PT), Dra. Silvana (PL), Érika Amorim (PSD) e Fernanda Pessoa (União Brasil).

Dentre as parlamentares cujo mandato vai até 31 de janeiro, somente Dra. Silvana prosseguirá na futura legislatura, ao lado das recém-eleitas Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Lia Gomes (PDT), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB).

[ Mais notícias ]