O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou um crescimento de 4,18% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao primeiro trimestre de 2024. Seguindo uma tendência já observada, o resultado voltou a ficar acima da média nacional, que registrou um crescimento de 2,9% no mesmo cenário.
Entre os setores da economia, o destaque de crescimento, na comparação do primeiro trimestre de 2025 e o primeiro trimestre de 2024, ficou com a Agropecuária, que registrou um crescimento de 18,43%. Na sequência ficaram os setores de Serviços, que cresceu 3,41%, e o setor da Indústria, com crescimento de 2,87%.
A previsão do Ipece para o PIB do Ceará no ano de 2025 permanece de crescimento de 2,78%, resultado acima da previsão de crescimento de 2,20% para o PIB do Brasil em 2025.
O governador Elmano de Freitas (PT) comemorou o resultado nas redes sociais.
“Esse resultado é fruto de muito trabalho e parcerias com o setor produtivo, para garantir desenvolvimento que gera empregos e oportunidades para os cearenses”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Conforme detalhou o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), no acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB do Estado registrou uma expansão de 6,33%, enquanto o PIB do Brasil acumulou 3,5%. “Seguimos firmes rumo a um Ceará cada vez mais forte”, complementou o chefe do Executivo estadual.
