O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza, neste domingo (6), o seu Processo de Eleições Diretas (PED 2025). Os filiados do partido votarão para a renovação das direções partidárias nos níveis nacional, estadual e municipal. Em Fortaleza, a votação acontece das 9h às 17h e espera receber de 6 a 10 mil filiados.
Segundo o deputado estadual Guilherme Sampaio, atual presidente do PT em Fortaleza, o PED representa um momento essencial de escuta e fortalecimento da base partidária. “São esperados entre 6 mil e 10 mil filiados nas urnas, reforçando o compromisso do partido com a democracia interna e a participação ativa de nossa militância”, reforçou.
Estão aptos a votar todos os filiados ao partido até o dia 28 de fevereiro de 2025. Em 16 locais de votação distribuídos pela cidade, o processo eleitoral é coordenado pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que também será responsável pela apuração dos votos.
Na disputa pela direção do Diretório Municipal de Fortaleza, concorrem quatro chapas: Campo Popular (660); Campo Democrático (680); Virar à Esquerda (610) e Partido Livre Democrático e de Esquerda (690).
Para a presidência municipal, os candidatos são: Antônio Carlos (560), apoiados pelo Campo popular e Campo democrático; Mari Lacerda (590), representando o Campo de Esquerda; e Eudes Baima (510), representando o DAP.
No âmbito estadual, disputam a presidência o atual dirigente Antônio Conin (380), com apoio dos campos Popular e Democrático, e a vereadora Adriana Almeida (300), representando o Campo de Esquerda e o DAP.
Na esfera nacional, os candidatos à presidência do PT são: Edinho Silva (180); Valter Pomar (120); Rui Falcão (130); e Romênio Pereira (150).
Após o encerramento da votação, as urnas serão levadas à sede do PT Fortaleza, onde ocorrerá a apuração dos votos. A totalização deverá se estender pela noite de domingo e madrugada de segunda-feira. A divulgação oficial dos resultados acontecerá na sede estadual do partido, sob a coordenação do GTE.
